CNPq discute cooperação internacional com delegação sul-coreana


Missão de alto nível da Coréia do Sul, composta por representantes da Fundação Coreana para Ciência e Engenharia (Kosef) e diretores de centros de excelência daquele país, reuniu-se, nesta segunda-feira (15), com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Erney Camargo. O objetivo da visita foi conhecer a experiência do CNPq no fomento à pesquisa e na capacitação de recursos humanos, ocasião em que foram avaliados projetos e programas desenvolvidos pela agência brasileira.

Além do CNPq, durante dez dias os integrantes da delegação coreana manterão encontros com pesquisadores de unidades de pesquisa do MCT, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Laboratório Nacional de Astrofísica e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Os coreanos buscam detectar oportunidades de colaboração nos campos da física, matemática e astronomia, de forma a incrementar o convênio de cooperação entre o CNPq e a (Kosef) assinado em 2004.

Durante a visita, técnicos do CNPq fizeram uma apresentação sobre a estrutura e os programas de fomento à pesquisa, formação de recursos humanos e atividades de cooperação internacional do CNPq. Paralelamente, a delegação coreana fez uma ampla exposição sobre a Kosef, sua organização e os mecanismos de apoio aos programas de desenvolvimento científico e tecnológico no país asiático.

Os coreanos demonstraram especial interesse pela Plataforma Lattes, principalmente em relação aos recursos para busca de pesquisadores por assunto ou grupos de pesquisa. Também foram discutidos os mecanismos de seleção por pares e o monitoramento e a avaliação dos resultados de pedidos de auxílios e bolsas, tanto dos programas de fomento como dos programas negociados no âmbito da cooperação internacional.

A partir dos resultados da missão serão realizados seminários conjuntos para a apresentação de novas propostas no âmbito do convênio firmado entre as duas instituições. A delegação coreana comprometeu-se também a enviar o relatório sobre as impressões e os resultados dessa visita às instituições de pesquisa brasileiras como subsídio para a ampliação da cooperação institucional entre as agências de fomento e os centros de pesquisa dos dois países.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *