CNPq relança prêmio Almirante Álvaro Alberto


O Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia está de volta. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma dos importantes distinções do país no setor foi instituída em 1986 e estava desativada desde 2000. O almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva foi idealizador do CNPq, criado em 1951.

Concedido anualmente a pesquisadores e cientistas brasileiros, como reconhecimento e estímulo pelas relevantes contribuições que prestaram à ciência e tecnologia, o prêmio contará na nova edição com a parceria da Fundação Conrado Wessel.

O pesquisador agraciado com o prêmio receberá a quantia de R$ 150 mil, uma medalha e diploma, que serão entregues durante cerimônia presidida pelo presidente da República.

Segundo o CNPq, a primeira área a ser contemplada será a de ciências exatas e da terra e engenharias. A premiação ocorrerá no primeiro semestre de 2007. Nos anos seguintes serão distinguidos pesquisadores nas áreas de ciências humanas e sociais e ciências da vida.

Para a indicação dos candidatos, será montada uma comissão multidisciplinar, constituída de nove pesquisadores designados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo CNPq. Caberá ao conselho deliberativo do CNPq indicar o agraciado.

Mais informações: www.cnpq.br

Agência Fapesp

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *