Código da biodiversidade deve substituir o Florestal, sugere pesquisador


Natal (RN) – 30/07/2010 – A criação de um Código da Biodiversidade deve substituir o atual Código Florestal, que está em discussão no Congresso. A proposta foi apresentada em conferência proferida pelo geógrafo da Universidade de São Paulo, Aziz Ab’ Saber, um dos homenageados na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A reunião está sendo realizada no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até esta sexta-feira (30/07).

Segundo Ab’ Saber, que é presidente emérito da SBPC, é preciso ampliar a proteção dos biomas e expandir a noção de área de preservação para além das florestas. “Precisamos de um código da biodiversidade e não apenas florestal. Se não, como fica a caatinga, por exemplo?”, questionou.

A proposta de revisão da norma voltada para proteção do desmatamento da floresta foi criticada pelo geógrafo. Segundo ele, o texto defendido beneficia apenas um pequeno grupo. “Os ricos do mundo não querem saber do ambiente, querem é ganhar dinheiro a seu favor com a tecnologia”, afirmou Ab’Saber.

Nesse sentido, ele chama a atenção dos cientistas brasileiros para se manifestarem contra a reforma, alertando para os riscos de um novo código florestal, considerado mais permissivo se for aprovado.

“Não dá para comparar o que eles querem que aconteça com a Amazônia com o que já aconteceu no passado. No passado havia muita ignorância sobre todos esses fatos (relativos às consequências do desequilíbrio ambiental), mas hoje temos uma consciência ambiental, uma consciência bioética. Temos que fazer planejamento, pois o nosso tempo é o tempo da ciência e do conhecimento”, destacou.

 

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam
Com informações da Agência SBPC

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *