Com apoio da Fapeam, acervo histórico de três décadas da TV Cultura será preservado
A atual direção da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec) liberou o acesso aos arquivos da emissora e disponibilizou apoio e infraestrutura técnica para o acompanhamento da etapa inicial do projeto, de limpeza e catalogação
A TV Cultura do Amazonas começa a recuperar a primeira parte do acervo de 1,7 mil fitas U-matic do seu arquivo de registros e gravações de programas de 1970 a 1990, por meio de projeto coordenado pelo historiador Otoni Mesquita e pela diretora de programação Liliane Maia.
A iniciativa foi contemplada pelo edital do Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado (Pró-acervo) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), que vai possibilitar a recuperação e digitalização de importantes conteúdos da história da emissora e da cultura local.
A atual direção da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec) liberou o acesso aos arquivos da emissora e disponibilizou apoio e infraestrutura técnica para o acompanhamento da etapa inicial do projeto, de limpeza e catalogação.
“Deslocamos esse acervo para um espaço mais amplo e arejado, para possibilitar seu manuseio e ser feito um primeiro diagnóstico, com as condições ideais para a realização do trabalho”, explicou a diretora-presidente da Funtec, Wânia Lopes.
“É incontestável a relevância da recuperação desse material para as futuras gerações, assim como a difusão dos meios tecnológicos aplicados nessa tarefa. É um grande desafio, pois quase a totalidade das fitas encontrava-se com mofo e cerca de 30% delas sem a identificação de conteúdo”, relatou o coordenador do projeto, Otoni Mesquita.
Após a fase de limpeza e catalogação, o material será enviado para um laboratório de recuperação em São Paulo, para ser digitalizado. Além da recuperação desse acervo, está sendo produzido também um documentário sobre o projeto, que deverá ser exibido na emissora.
“Recuperar essa memória significa muito para a cultura local, não somente por preservar aspectos da cultura e da herança audiovisual para as gerações futuras, mas também para fortalecer e destacar a identidade amazônica, sobretudo no combate aos processos de homogeneização cultural”, disse Mesquita.
Registros
Entre os registros catalogados pela TV Cultura Amazonas estão vários acontecimentos que marcaram época na televisão local e fatos históricos culturais significativos, como o projeto Nossa Música, que resultou na gravação de dois LPs, referência para a produção da música regional.
De acordo com a diretora de programação, Liliane Maia, há ainda registros importantes do teatro amazonense, como a primeira apresentação de Dessana, Dessana, em 1975 pelo Teatro Experimental do Sesc (Tesc), além de entrevistas com governadores, apresentações históricas como Elis Regina no festival de Montreux, entre outros.
“Acreditamos que a realização desse projeto possa contribuir para a criação de um embrião de um Centro de Documentação e Pesquisa da Emissora e, depois, esse conteúdo possa também ser disponibilizado para instituições como museus, escolas e bibliotecas por meio de parcerias”, disse Liliane Maia.
Fonte: TV Cultura