Com apoio da Fapeam e da Finep, Ufam inaugura central analítica
Com sete laboratórios equipados com aparelhos avançados, a Central Analítica do CAM possui quatro campos de atuação
Criada para dar suporte às atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além da prestação de serviços à comunidade, a Plataforma tecnológica Multiusuária da Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) foi inaugurada na segunda-feira (30). A cerimônia contou com a presença de autoridades locais do meio científico, além do presidente da Agência Brasileira de Inovação (Finep), Wanderley de Souza.
Com sete laboratórios equipados com aparelhos avançados, a Central Analítica do CAM possui quatro campos de atuação: Química e Microbiologia de Alimentos; Análise de Traços e Química Ambiental; Química dos Produtos Naturais e Química de Materiais. Em cada um desses campos são desenvolvidos produtos como novos alimentos e patentes, laudos técnicos de análises químicas e protocolos de controle de qualidade.
Na solenidade de inauguração, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, ressaltou a participação de entes parceiros da Universidade que contribuíram no processo que resultou na construção da nova estruturada da Central Analítica, bem como de seu funcionamento. A gestora destacou o apoio da Finep, do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e da própria Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol). “Desde o início essas instituições tiveram um papel muito importante”, disse a reitora.
A reitora salientou que a entrega e a inauguração da Central Analítica representa uma conquista da Universidade e de seus parceiros, que investiram esforços para que a plataforma se tornasse uma estrutura completa e bem equipada. “Juntos, podemos usufruir de um espaço como esse que tem tanta qualidade”, declarou. “Cada conquista que a Ufam tem deve ser comemorada com muita alegria e satisfação por todos nós”, expôs.
Com o apoio de instituições com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fapeam, da Unisol e da Finep, a Plataforma da Central Analítica proporciona estrutura moderna ao acesso de diversos programas de pós-graduação.
Para o presidente da Finep, Wanderley de Souza, o setor da Ufam é um exemplo da tendência adotada pela financiadora para propiciar o melhor gerenciamento dos equipamentos e dos recursos públicos com a utilização por diferentes usuários. “Sempre foi uma prioridade dar a infraestrutura para que a pesquisa possa ser realizada”, disse.
“Vamos pedir para que as pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação supervisionem e criem as condições para que eles sejam efetivamente multiusuários”, adiantou o presidente da instituição que destinou mais de seis milhões de reais para o setor.
Para a diretora da Plataforma Tecnológica Multiusuária da Central Analítica, professora Teresa Cristina de Oliveira, o desafio será manter a plataforma funcionando com eficiência.
Para isso, a professora informou que a parceira com instituições como a Fapeam é fundamental para garantir a excelência dos serviços oferecidos pela Central Analítica. “Isso é primordial para que continuemos a executar o nosso serviço”, disse.
A diretora informou que a plataforma aumentou o número de atendimento as solicitações de análises graças aos equipamentos que possui, entre eles, o de ressonância magnética nuclear (RMN). “Só no primeiro semestre de 2016 já recebemos 170 solicitações de análises, mais do que em todo o ano passado”, afirmou.
A Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam está localizada no Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, próxima à Faculdade de Direito.
Fonte: Ufam
Edição: Agência Fapeam




























