Com apoio da Fapeam, Fuam e FVS-AM apresentam resultados do Paic


Paic Fuam

Bolsistas defenderam seus projetos científicos desenvolvidos na edição 2015/2016

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), apresentação final dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), edição 2015/2016, apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

No total, 14 projetos nas áreas de epidemiologia, farmácia, hanseníase, infecções sexualmente transmissíveis, área de laboratorial, entre outros, foram apresentados pelos bolsistas de iniciação científica. “Esses resultados vão gerar trabalhos e artigos científicos importantes para a fundação e, principalmente, o Estado” disse a Silmara Navarro Pennini, coordenadora do Paic.

A coordenadora destacou ainda a iniciativa da Fapeam no fomento das bolsas dos estudantes e de estimular a pesquisa cientifica, ainda na graduação. “Esse é um programa muito importante, pois incentiva a pesquisa nesses alunos. No futuro teremos novos mestres, doutores e pesquisadores, o que precisamos muito para desenvolver a ciência no Amazonas”, salientou.

Um dos trabalhos que foram apresentados foi da estudante em medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maralúcia de Sá Magalhães, intitulado “Investigação da Presença da Hiperuricemia dos Pacientes com Psoríase Atendidos na Fundação Alfredo da Matta”. De acordo com a graduanda, o estudo verificou a presença de hiperuricemia, o aumento de ácido úrico em pacientes com psoríase, doença genética sistemática que acomete pele, articulações e couro cabeludo.

Ela explica que alguns pacientes com psoríase possuem níveis de ácido úrico aumentado. “Isso se dá tanto pela doença quanto pelo estilo de vida, por exemplo, o uso de bebidas alcoólicas, fumar e outras situações. O que é importante que os pacientes com psoríase, quanto à presença de ácido úrico, serem acompanhados para desenvolver outras doenças”, explica estudante. A nova edição do Paic 2016/2017, já teve início e conta com oito projetos contemplados.

Jornada Científica

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou nesta quinta-feira a Primeira Jornada Científica da instituição, edição 2015/2016. No total nove trabalhos foram apresentados pelos bolsistas de iniciação científica. Durante o evento também foi realizado a Aula Inaugural do Paic, edição 2016/2017, na instituição.

Paic FVS

Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizou nesta quinta-feira sua I Jornada Científica com a apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Paic/Fapeam

Coordenadora do Paic na FVS-AM, Cristina Ferreira, destacou que os projetos desenvolvidos na instituição contribuem na geração de conhecimento e formação de novos recursos humanos. “Agradecemos a parceria feita com a Fapeam. Estamos desenvolvendo pesquisa aplicada na área da saúde”, comentou Ferreira.

A diretora-presidente em exercício da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, disse que o programa é o momento inicial para que a instituição e a equipe de profissionais e pesquisadores trilhem no caminho da ciência. “Nosso maior desafio era estabelecer uma área de pesquisa que atendesse os serviços demandados, pesquisas operacionais que ajudassem a dar respostas para os desafios da saúde pública”, disse a diretora, se referindo à primeira do Paic na instituição.

Esterfanny Martins – Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • Especial Cop 30

    LATERAL DE SITE (1)

  • agenda_fapeam_2025_pop-up-1024x1024

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New