Com apoio da Fapeam, Inpa realiza 4º Workshop de Tecnologia Social com foco na inclusão social
O Inpa possui mais de 20 tecnologias sociais registradas desenvolvidas com aporte financeiro do governo do Estado via Fapeam por meio dos programas de apoio à pesquisa da Fundação
O Instituto Nacional de Pesquisa das Amazônia (Inpa), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizará, nos dias 9 e 10 de dezembro deste ano, o 4º Workshop de Tecnologia Social.
Com o tema “Geração de trabalho e renda na Amazônia”, a proposta é mostrar como as tecnologias sociais, por meio de acesso a bens e serviços, contribuem para a inclusão social dos ribeirinhos e produtores do interior. A programação será realizada das 09h às 17h no auditório da Ciência, no Inpa.
De acordo com a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez, a tecnologia social é um produto, um equipamento material ou imaterial, ou até mesmo um processo, que visa incluir socialmente ou solucionar um problema de ordem prática da vida das pessoas, capaz de produzir melhor qualidade de vida, além de poder ser replicado em outros lugares.

Entre as tecnologias sociais apresentadas, está a solução cravo-da-índia para combater o mosquito da dengue.
O Inpa possui mais de 20 tecnologias sociais registradas, como o purificador de água – Água Box, a solução cravo-da-índia para combater o mosquito da dengue, os plantios agroflorestais, a criação de peixes em canais de igarapés, o aproveitamento de madeiras caídas para confecção de pequenos objetos e o projeto meliponicultura adoçando a vida. Parte destas tecnologias sociais foram desenvolvidas com aporte financeiro do governo do Estado via Fapeam por meio dos programas de apoio à pesquisa da Fundação.
A programação do Workshop conta com mesas-redondas, debates, demonstrações de tecnologias sociais por meio de visitas técnicas e apresentações de trabalhos de pesquisas desenvolvidos nos programas de Pós-Graduação com a temática da geração de trabalho e renda a partir de produtos da biodiversidade amazônica. Entre os conferencistas, estará o doutor em Política Científica e Tecnológica, Henrique Tahan Novaes, que fará a abertura do evento.
De acordo com Gutierrez, o interesse de diversos atores sociais, como estudantes de universidades da região, pesquisadores, intelectuais, gestores de s instituições e órgãos, produtores rurais e de ONG’s, cresce a cada edição. “São pessoas que se debruçam nas relações entre a ciência, sociedade e seus desafios”, destacou.
Os participantes ganharão certificado e as inscrições para participar do Workshop podem ser feitas pelo e-mail: ivworkshoptsi@gmail.com ou pelo telefone: 92 3643-3135, falar com Priscilla ou Evandro. As vagas são limitadas.
Fonte: Inpa
Edição: Agência Fapeam