Com apoio da Fapeam, Manaus sedia 1º Seminário de Atualização em Produção de Sementes Florestais
O seminário tem como meta aperfeiçoar as habilidades técnicas dos participantes e, sobretudo, dos 130 coletores de sementes formados pelo Centro de Sementes Nativas do Amazonas
Manaus sediará no período de 19 a 21 de julho, o 1º Seminário de Atualização em Produção de Sementes Florestais do Amazonas, que será no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O evento conta com aporte financeiro do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).
Podem participar estudantes, coletores de sementes, associações comunitárias, agricultores rurais, empresas relacionadas ao meio ambiente, órgãos ambientais, pesquisadores e o público em geral.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 92 98143-9555 e um formulário será enviado para o e-mail do participante para cadastramento. De acordo com o coordenador do seminário, Manuel Lima Júnior, um blog está sendo criado para otimizar as inscrições que se encerrarão quando 100 pessoas estiverem inscritas.
Segundo ele, o seminário tem como meta aperfeiçoar as habilidades técnicas dos participantes e, sobretudo, dos 130 coletores de sementes formados pelo Centro de Sementes Nativas do Amazonas (CSNAM), nos últimos 15 anos, através de projetos com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Petrobrás Ambiental.
“A ideia surgiu para evidenciar o processo de manejo e coleta de sementes para os diversos públicos alvo, com vistas a disponibilizar material genético de qualidade dentro dos aspectos legais para os projetos de recuperação ambiental na Amazônia”, disse o coordenador do seminário.
A programação conta com debates sobre a importância da produção de sementes florestais para a Amazônia, além da apresentação do plano de negócios dos coletores de sementes de 2016. A entrada para os participantes do evento é gratuita, mas a organização está arrecadando um um quilo de alimento não-perecível que será doado as instituições no Amazonas.
Ada Lima /Agência Fapeam