Com apoio da Fapeam, UEA sedia 25º Congresso Internacional sobre Literaturas de Língua Portuguesa
O evento, que pela primeira vez ocorrerá na Região Norte, faz parte das celebrações em torno dos 50 anos da Abraplip
Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, a partir do próximo domingo (08/11), em Manaus, o 25º Congresso Internacional da Abraplip. A abertura será realizada, a partir das 17h do domingo, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Evento será realizado pela UEA, pela primeira vez na região Norte, com aporte financeiro da Fapeam em parceria com organizações federais e internacionais.
O Congresso será realizado com aporte financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), além da Fundação Clouste Gulbenkian e da Academia Caboverdiana Letras (ACL). As atividades seguem até o dia 13 deste mês.
O evento, que pela primeira vez ocorrerá na Região Norte, faz parte das celebrações em torno dos 50 anos da Associação. O Congresso contará com cerca de 400 participantes de diversos países, entre eles Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Cabo Verde, além de congressistas de brasileiros.
O Congresso da Abraplip tem o objetivo de congregar professores, pesquisadores e estudiosos da literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes da língua portuguesa, contribuindo, assim, para o fortalecimento da área de estudos. A programação do evento é composta por conferência, palestras, comunicações, minicursos, exibição de painéis, mostras culturais e demais atividades artísticas que desdobram o tema geral ‘Cartografias literárias em língua portuguesa: experiências estéticas e culturais no contexto global’.
“A realização de um Congresso desse porte coloca a UEA no mapa dos coloca Universidade no mapa dos eventos mundiais. Uma universidade só se consolidada no momento em que ela também consegue congregar a comunidade acadêmica”, disse o presidente da Abraplip e professor da UEA, Otávio Rios.
Programação
A conferência de abertura será ministrada pela professora catedrática da Universidade do Porto, em Portugal, e ex-ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima, que falará sobre “Utopias e Aporias da lusofonia – reflexões em busca de um novo paradigma”. Destaque também para a palestra da professora Inocência Mata, da Universidade de Macau, na China, bem como os professores Vicenzo Russo, da Universidade de Milão, na Itália, e Mark Sabine (University of Nottigham).
Durante o Congresso será elaborada a ‘Carta de Manaus’ que abordará três aspectos: discussão política do momento atual brasileiro, internacionalização das literaturas da língua portuguesa e diretrizes para universidades e programas de pós-graduação brasileiros n que tange à literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes de língua portuguesa.
Fonte: Ascom/UEA