Fapeam participa da abertura do XXV Congresso de Iniciação Científica da FMT-HVD
Com o objetivo de apresentar resultados de pesquisas dos acadêmicos participantes do Programa de Apoio a Iniciação Científica (Paic), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi aberto, nesta quinta-feira (7/8), o “XXV Congresso de Iniciação Científica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD)”. O evento ocorreu no Auditório Wilson & Graça Alecrim, na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital.
Participaram da mesa de abertura: a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (DEAC), Ana Cláudia Maquiné Dutra, representando a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva; o diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Vinítius de Farias Guerra; e a diretora de Ensino e Pesquisa (DENPE) da FMT-HVD e coordenadora do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC-AM), Gisely Cardoso de Melo.
Durante a solenidade de abertura, a chefe do DEAC, Ana Cláudia Maquiné Dutra, reforçou sobre a importância do PAIC-AM e demais programas da Fapeam para fortalecer uma das principais linhas de ação da instituição de “Fomento à Formação Sustentável de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação”, para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Amazonas.
“Nesse momento, estamos finalizando uma trajetória e iniciando outra dentro da iniciação científica. O PAIC é o nosso programa de iniciação científica, que está dentro da linha de formação de recursos humanos, uma das nossas linhas mais fortes dentro da instituição, que vai desde o apoio ao ensino fundamental até o pós-doutorado”, afirmou sobre a importância do programa para o fortalecimento da política de CT&I do Estado.
O diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Vinítius de Farias Guerra, destacou a importância da qualificação continuada para reforçar o aspecto de criação e reprodução do conhecimento e auxilia na busca de soluções para os problemas da Região Amazônica.
“Os orientadores que aqui estão, alguns até participaram desse programa. Então, esse é um exemplo real dos resultados do PAIC. Da instituição científica passam para fazer a pós-graduação e engrossam o grupo de pessoas com titulação acadêmica, importante não só para desenvolver o sistema científico da região, mas também para a formação do corpo docente das universidades do Estado”, explicou.
Na oportunidade, a diretora de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD e coordenadora do PAIC-AM, Gisely Cardoso de Melo, reafirmou ainda sobre a importância do apoio da Fapeam durante o processo de “virar um cientista”, para o amadurecimento aprendizado, que vem desde a iniciação científica e segue até a finalização da vida profissional.
“A formação de recursos humanos na pós-graduação visa formar pesquisadores e professores. E é sempre importante entender que dentro da pesquisa e da vida de cientista, estamos sendo avaliados, seja por outro pesquisador, seja pelo seu chefe. Essa avaliação é uma crítica construtiva para o crescimento, para que a vida acadêmica continue”, afirmou.
Sobre o Paic
O PAIC-AM visa apoiar Instituições de Ciências e Tecnologias (ICTs) de natureza pública ou privada, sem fins lucrativos, sediadas no Amazonas, sob a forma de concessão de quotas de bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), concessão de auxílio financeiro, direcionado ao custeio das atividades acadêmicas e de pesquisa relacionadas às atividades finais do programa.
Durante o XXV Congresso de Iniciação Científica da FMT-HVD, a expectativa é de que sejam apresentados 45 projetos científicos.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)