Com apoio do Governo do Amazonas, laboratórios de aquicultura são ampliados para desenvolvimento de pesquisas


Um novo espaço para o desenvolvimento de pesquisas na área de aquicultura foi inaugurando, na quarta-feira (5/6), em Manaus, o Centro de Pesquisa e Inovação, da Universidade Nilton Lins. O Centro abriga novos laboratórios científicos que contam com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). No local, encontram-se tanques para experimentos científicos e laboratórios modernos complementados com novos equipamentos adquiridos por meio de órgãos de fomento.

WhatsApp Image 2024-06-06 at 14.34.49O Centro de Pesquisa e Inovação, além dos recursos da Fapeam, contou com investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e busca avançar na pesquisa e desenvolvimento sustentável na área da aquicultura na Amazônia.

Durante a cerimônia de inauguração, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância do Centro de Pesquisa e Inovação para o avanço da ciência, bem como as conquistas alcançadas pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), da Universidade Nilton Lins, com a ampliação dos laboratórios.

“O Governo do Amazonas tem fortalecido a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado, por meio de investimentos contínuos em programas de pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, além dos investimentos na formação de recursos humanos da educação básica, com o Programa Ciência na Escola (PCE), à pós-graduação. Vários projetos de pesquisa na área de aquicultura amparados pela Fapeam vão poder utilizar esses laboratórios para a execução de seus estudos, o que nos deixa contentes com a expectativa dos resultados que serão obtidos daqui”, comentou Márcia Perales.

WhatsApp Image 2024-06-06 at 14.39.11A vice-reitora para Projetos de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Nilton Lins, Cleuciliz Santana, comentou que no espaço serão desenvolvidos projetos que vão contribuir para a melhoria da saúde dos peixes, para o desenvolvimento de rações, aumento da produtividade e impactar de forma positiva toda a cadeia produtiva do pescado.

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI) é ofertado em associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), numa parceria exitosa que tem por objetivo formar competências acadêmicas e profissionais em assuntos relacionados com os problemas da biologia, específicos de ambientes de cultivo de organismos aquáticos, capacitando os profissionais e proporcionando-lhes domínio dos conhecimentos e habilidades adequadas para atuação no ensino  superior e em  pesquisa e desenvolvimento.

Por: Marlúcia Seixas (Decon/Fapeam)

Foto: Universidade Nilton Lins

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *