Com apoio do Governo do Estado, projeto associa poderes de super-heróis ao ensino de química em escola do AM


Os poderes dos super-heróis da Marvel ilustram as aulas de química do Centro de Educação de Tempo Integral José de Araújo, escola da rede estadual de educação localizada no município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus). O projeto ensina conceitos químicos como intangibilidade, teletransporte e magnetismo, a partir da associação com os poderes de personagens dos X-Men. A ação é apoiada pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE), edital Nº 004/2022.

De acordo com o coordenador do estudo, o professor de química Bernardo Jeová, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que participam do projeto, estão produzindo suas próprias Histórias em Quadrinhos (HQs), que unem super-heróis conhecidos do público com os temas explicados nas aulas de química.

“O projeto busca apresentar conceitos químicos de forma diferente para os estudantes, aliando os superpoderes dos personagens de HQs à conteúdos presentes na matriz curricular da disciplina de Química. Entre os resultados, temos a valorização cultural, visto que uma das obrigatoriedades é utilizar o contexto regional como pano de fundo para criar as histórias dos seus super-heróis”, destacou.

FAPEAM. ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO PRODUZINDO MANGÁS. FOTO. ACERVO DO PROFESSOR BERNARDO JEOVÁ

Personagens- Entre os personagens utilizados no projeto estão a Lince Negra, mutante que, nos quadrinhos, possui o poder de intangibilidade (atravessar objetos sólidos). A partir disso, foi possível ensinar conceitos de matéria, partículas, forças de atração e repulsão para os alunos.

Outro personagem usado como ferramenta de ensino é o Noturno, conhecido pela capacidade de teletransporte. Com isso, foi explicado aos estudantes sobre o paradoxo do teletransporte, que abordar também questões filosóficas.

Ideia- Fã de super-heróis, o professor conta que a ideia de elaborar o projeto surgiu com a constatação de que os poderes desses personagens possuem estreita relação com conceitos químicos aprendidos em sala de aula, além do fato desse tema também despertar o interesse dos alunos que acompanham o universo ficcional de super-heróis. A partir disso, o pesquisador Ciência na Escola promoveu a união de duas áreas de interesse para dar andamento ao processo ensino-aprendizagem

Ainda de acordo com o coordenador, o projeto, que conta com a participação total de 27 estudantes, é uma referência benéfica e positiva aos professores que buscam dinamizar suas aulas e despertar o interesse e a criatividades dos estudantes.

FAPEAM. ALUNOS SE ENGAJARAM BASTANTE NO PROJETO, CONFORME O PROFESSOR. FOTO. ACERVO BERNARDO JEOVÁ

Andamento e apoio- Iniciado em julho de 2022, a previsão é que o projeto batizado de “Química em Quadrinhos: utilizando Super-Heróis para abordar conceitos de Química” seja finalizado ainda neste mês, com a realização de exposições das HQs no Centro de Ensino e também a divulgação dos conteúdos nas redes sociais.

O professor ressalta a importância da Fapeam e do PCE, que permite uma transformação educacional e social. “Ter o apoio da Fapeam é muito importante para incentivar a pesquisa no Ensino Médio, pois nos proporciona a chance de desenvolvermos nossos projetos, podendo mudar o cenário da nossa comunidade”, celebrou.

PCE- O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Por: Tiago Auzier/Decon Fapeam

Fotos:  Bernardo Jeová -Acervo pessoal 

 

 

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