Começa nesta quinta-feira (20) a votação para as Câmaras de Assessoramento
Começa, nesta quinta-feira (20), a votação para a eleição dos novos membros das Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e de Pós-Graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A votação transcorrerá até o dia 3 de dezembro por meio de um sistema on line, disponibilizado na homepage a partir da meia-noite de hoje (19).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para acessar o sistema on line, o eleitor precisa ter em mãos o número do CPF e a senha padrão que será encaminhada via e-mail. Ao acessar o sistema, será solicitada a troca da senha e o usuário será encaminhado para uma nova tela, na qual terá que preencher um formulário com os dados pessoais e institucionais. O sistema também dispõe de um tutorial para auxiliar na votação e os números dos telefones do suporte técnico.
Os novos membros eleitos, que serão conhecidos a partir do dia 09 de dezembro, serão responsáveis por analisar o mérito científico e técnico dos pleitos de fomento, apoio e incentivos formulados à FAPEAM.
A lista final dos candidatos elegíveis, para o conhecimento dos eleitores, está disponível no Portal da FAPEAM. Os membros eleitos cumprem um mandato de dois anos.
Os eleitores são os professores/pesquisadores com título de mestre ou doutor, que possuam vínculo empregatício com instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa com sede ou unidade permanente no Amazonas.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral para as Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e de Pós-Graduação da FAP, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, a eleição possibilita a participação de pesquisadores nas políticas da FAPEAM e representa o espírito democrático da Fundação.
“As resoluções e decisões da FAPEAM não são tomadas por seus servidores, mas sim por membros da comunidade científica, escolhidos via eleição, e com experiência na coordenação de projetos de pesquisa. Isso dá credibilidade às ações e aproxima a Fundação da comunidade científica”, disse Lacerda.
Avaliação
Compete às Câmaras analisar o mérito científico e técnico dos pleitos de fomento, apoio e incentivos formulados à FAPEAM, avaliar a execução quanto aos aspectos técnico-científicos dos projetos, que tenha recebido apoio financeiro da Fundação, além de propor medidas que auxiliem a FAP do Amazonas no cumprimento de seus programas e finalidades.
A Câmara de Assessoramento Científico – Pesquisa é composta por 35 membros, sendo 28 pesquisadores eleitos e sete membros externos. A Câmara de Assessoramento Científico – Pós-Graduação é formada por nove membros, sendo seis pesquisadores eleitos e três membros externos.
Os membros externos serão escolhidos a partir da indicação por instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa com sede ou unidade permanente no Amazonas. Cada instituição pode indicar para concorrer a membro externo das Câmaras de Assessoramento Científico da FAPEAM um pesquisador, por área do conhecimento, vinculados a instituições equivalentes de fora do Estado.
Acesse o Edital 001/10 que rege o processo eleitoral
Lista de candidatos elegíveis para a Câmara de Assessoramento Científico e Pesquisa
Lista de candidatos elegíveis para a Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM