Começa o Seminário de Avaliação do Programa Primeiros Projetos


As apresentações ocorrem no hotel Caeser Business e são abertas ao público. Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), iniciou, na manhã desta quinta-feira (07/08), o Seminário de Avaliação do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos (PPP).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

As apresentações prosseguem até esta sexta-feira (08/08), das 9h às 18h, no hotel Caesar Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, Chapada, na zona centro-sul de Manaus. O seminário é aberto ao público.

Os projetos de pesquisa receberam aporte financeiro do governo do Estado, via FAPEAM, em parceria com o CNPq, por meio dos Editais 012/2009 e 010/2011. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3,3 milhões para o desenvolvimento dos estudos.

Na abertura do evento, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressaltou a importância estratégica dos investimentos na formação de recursos humanos e na fixação de doutores no Amazonas. “Estamos apresentando aqui o resultado de R$ 3,3 milhões em projetos de pesquisa em um setor estratégico para o Amazonas. São aportes para que doutores, no início de carreira, desenvolvam os seus projetos e tenham um diferencial para ingressar no cenário nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, disse Maria Olívia.

Diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressaltou a importância estratégica dos investimentos na formação de recursos humanos no Amazonas. Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM.

A secretária de CT&I do Amazonas, Ana Alcídia, destacou a importância das parcerias firmadas entre o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e da FAPEAM com instituições nacionais, como o CNPq, para a construção e consolidação do sistema público estadual de CT&I. “O CNPq tem se mostrado um grande parceiro, atuante no fomento para o adensamento de recursos humanos, além do incentivo à iniciação científica e a grupos de excelência no Estado. São ações que colocam o Amazonas em um patamar de grande importância para o País”, disse a secretária.

Avaliações

Os projetos de pesquisa serão avaliados por consultores externos, especialistas nas áreas, segundo a diretora técnico-científica da FAPEAM, Andrea Waichman. Ela disse que as avaliações proporcionam a construção de novas metodologias para o desenvolvimento dos estudos, além da troca de experiências entre os pesquisadores.

“Não é um processo de crítica, mas de construção e troca de conhecimentos entre os consultores, pesquisadores, coordenadores e a comunidade em geral. É nesse momento que avaliamos os projetos, consolidamos os estudos e corrigimos, caso seja necessário, rumos ao longo do processo de pesquisa”, disse Waichman.

Jorge Porto salientou que faz parte do processo da carreira científica realizar projetos, testar as hipóteses e se submeter à avaliação dos consultores. Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM.

Para o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e consultor de quatro projetos de pesquisa no âmbito do PPP, Jorge Porto, o processo de avaliação proporciona à agência de fomento mudanças na trajetória e a consolidação de informações que podem subsidiar novos editais. “Faz parte do processo da carreira científica realizar projetos, testar as hipóteses e se submeter à avaliação dos consultores para consolidar as pesquisas e redimensionar, em alguns casos, os rumos para que os estudos sejam conduzidos da melhor forma”, avaliou.

Sobre o Programa

Desenvolvido em parceria com o CNPq, o PPP consiste em apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de ensino superior e/ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Amazonas visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos em qualquer área do conhecimento.

 Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *