Comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação reúne-se em Brasília
A Comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reúne-se hoje e amanhã (30 e 31/5) para qualificar as discussões que têm sido realizadas de forma híbrida desde a posse do colegiado.
A Comissão do PNPG, instituída pela Capes, por meio da Portaria Nº 113, de 24 de junho de 2022, para o decênio 2021-2030, tem como membro a pesquisadora e diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, que participa da Reunião em Brasília.
“A Comissão do PNPG tem uma imensa responsabilidade sobre os caminhos da pós-graduação do nosso país. Nesta reunião, estamos tendo a oportunidade de debater e definir questões relevantes para uma pós-graduação forte em sua totalidade e que esteja atenta à realidade da nossa sociedade e possa contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do nosso país”, destacou Márcia Perales.
O primeiro dia de encontro foi marcado pela reunião fechada com os relatores da comissão e a equipe da Capes; à tarde, ocorreram as apresentações de diagnósticos da Capes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Para amanhã, estão programadas a apresentação do histórico dos trabalhos da Comissão e apresentações dos Grupos de Trabalho: Avaliação e Multidimensionalidade; Alteridade e Diversidade na Pós-Graduação; Pesquisa Institucionalizada e Inovação; Assimetrias regionais e mobilidade interna; e Formação de professores para Educação Básica.
No Amazonas, a Fapeam apoia 78 Programas de Pós-Graduação.
Por: Marlucia Seixas