Comissão técnica da FAPEAM recebe gestores do Posgrad para renovação de bolsas
14/02/2011 – A Comissão Técnica e a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, receberam na sexta- feira, 11 de fevereiro, na sede da instituição, os gestores que coordenam o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) nas instituições de Ensino Superior em Manaus, para acertos sobre a renovação e abertura de novas cotas dos bolsistas para a edição 2011.
Participaram da reunião as gestoras do Posgrad das pró-reitorias do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro Universitário Nilton Lins.
Segundo a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, manter a política de formação de recursos humanos é prioridade da instituição. “Essa continuidade de investimentos na formação de mestres e doutores é a base para o avanço das pesquisas e das inovações no Amazonas. Temos esse compromisso de pagar como se fosse um salário, no dia certo, para que os bolsistas tenham tranquilidade para se dedicar aos estudos”, enfatizou Simão.
Para a diretora do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Maria Fulgência Costa Lima Bandeira, a FAPEAM tem sido essencial para a qualificação dos profissionais no Estado. “Temos outra visão do Brasil, do que é o Amazonas em termos de pesquisa, antes e depois dos investimentos da FAPEAM. Temos formado muito mais com o auxílio das bolsas”, ressaltou.
Sobre o Posgrad
O Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) consiste em apoiar, com bolsas de mestrado, doutorado e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Alessandra Leite – Agência FAPEAM