Computação Desplugada: ensinando computação sem computadores


15/10/2013 – A matemática aplicada na computação está presente no nosso cotidiano quando, por exemplo, sacamos uma quantia em dinheiro do caixa eletrônico. Esse é apenas um dos exemplos práticos demonstrados durante a apresentação do projeto ‘Computação Desplugada: ensinando computação sem computadores’ aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, na Cidade de Deus, zona norte de Manaus. A apresentação aconteceu no auditório do Ceti nos dias 10 e 11 de outubro.

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A apresentação faz parte das atividades dos programas de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), dois programas do Governo do Estado que, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), estimulam estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio da rede pública, a seguirem carreira acadêmica e profissional nas áreas de engenharias e tecnologia da informação.

Sobre o Computação Desplugada

O projeto ‘Computação Desplugada: ensinando computação sem computadores’, que conta com a participação de estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ensinou nos dois dias de apresentação, por meio de brincadeiras, conceitos básicos da computação aos alunos, tais como numeração binária, detecção e correção de erros, autômatos finitos, representação de imagens, criptografia e ordenação.

Segundo um dos coordenadores do projeto, Raimundo da Silva Barreto, ensinar matemática de uma forma lúdica chama a atenção de pessoas de qualquer idade. “Os alunos não só assistem a apresentação, como também participam das atividades”, disse.

Segundo Barreto, na computação, o computador é só uma ferramenta. “A computação existe há mais três mil anos (antes de Cristo). Nosso objetivo é desmistificar (alguns conceitos de matemática) e, se for o caso, fazer com que esses alunos ingressem no curso de Computação”, explicou.

Relatos dos alunos

Um dos presentes foi o estudante do 9º ano, João Felipe, de 15 anos, que sempre teve curiosidade de saber como funcionam os números binários no computador. “Achei muito legal misturar aprendizado com brincadeira”, disse.

Opinião compartilhada pela sua colega, a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Márcia Patrícia, que diz ter passado a olhar a matemática com mais simpatia depois de ter assistido a apresentação. “Nunca gostei muito de cálculos, mas achei muito divertido aprender matemática brincando”, afirmou.

Apoio da FAPEAM

O projeto ‘Computação Desplugada: ensinando computação sem computadores’ recebe apoio do Governo do Estado, via FAPEAM, por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo objetivo é apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

“O apoio (da FAPEAM) é fundamental para financiar o transporte, as nossas viagens para outros municípios, as filmagens, assim como confeccionar os materiais utilizados nas apresentações”, disse um dos coordenadores do projeto, Raimundo da Silva Barreto, que também é professor do curso de Ciência da Computação da Ufam.

 

Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM