Comunidades do interior podem ser beneficiadas por estudo sobre Buriti


07/01/2012 – Comunidades do interior do Amazonas podem ter uma significativa melhora na qualidade de vida a partir do trabalho intitulado ‘Diversidade genética de populações naturais de Buriti (Mauritia flexuosa L. f.)’, desenvolvido pelo estudante de Engenharia Florestal Thiago Albuquerque de Araújo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Com o resultado dos estudos, os moradores da região têm a possibilidade de adquirir mais conhecimento sobre as populações de buriti  e, como consequência, maior participação no mercado, divulgação da comunidade e geração de empregos.

A pesquisa, realizada com a coleta da espécie na região do Baixo Amazonas, teve por objetivo estudar a variabilidade genética da palmeira. O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic), realizado no mês de dezembro, na Ufam, e conquistou o Prêmio Professor Abraham Moysés Cohen.

Thiago Albuquerque é bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Sobre o Paic

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Ouça a reportagem completa, clique aqui.

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *