CONFAP recebe propostas de novas cooperações com Reino Unido


Jane Elliott Samantha Riches, do Conselho de Pesquisa Econômica e Social (Economic and Social Research Council – ESRC) do Reino Unido.

As britânicas Jane Elliott e Samantha Riches, do Conselho de Pesquisa Econômica e Social (Economic and Social Research Council  – ESRC) do Reino Unido, foram as convidadas estrangeiras do Fórum CONFAP que terminou hoje (4 de março). A presidente do ESRC, Professor Jane, deu detalhes sobre o Conselho que completa 15 anos em 2015, além de elogiar o profissionalismo do CONFAP nas colaborações com o Fundo Newton no Brasil. O Fundo é uma iniciativa do governo britânico para fomentar a pesquisa e a inovação em países emergentes. O primeiro Memorando de Entendimento foi firmado com o CONFAP em abril de 2014, e já foram lançadas duas chamadas em parceria.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A diretora do Departamento de Estratégias Internacionais, Dr. Samantha, falou sobre a possibilidade de estabelecer com o CONFAP novo acordo para aumentar a cooperação científica nas áreas de Ciências Sociais entre pesquisadores brasileiros e britânicos, mediante projetos de até 3 anos, com contrapartidas das FAPs. Cidades saudáveis podem ser objeto de estudo, mas as áreas temáticas serão definidas em comum.

Londres-Brasília

Houve também uma videoconferência com representantes do Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas (Biotechnology and Biological Sciences Research Council – BBSRC) e do Conselho de Pesquisa Médica (Medical Research Council – MRC). Entre os assuntos abordados, surgiu a proposta de parcerias bilaterais para combater doenças contagiosas como Chagas, dengue e outros males de países tropicais.

Ainda mais concretas foram as propostas apresentadas por Camila Morsch, gerente sênior do Programa Newton do Conselho Britânico. Inicialmente ela pediu a adesão das FAPs ao Researcher Connect para lançamento de chamada pública em abril de 2015, a fim de promover 20 workshops e treinamento de 400 acadêmicos entre maio de 2015 e maio de 2016. “Nada mais são que cursos de 3 a 5 dias que ensinam diferentes habilidades de comunicação científica, o que é bem estratégico para o Fundo Newton”, resumiu.  Mario Neto, coordenador do Grupo de Trabalho de Cooperação Internacional do CONFAP acrescentou: “o Researcher Connect seria muito bom para a preparação dos professores e alunos de doutorado, por exemplo, para que aumentem sua competência para escrever artigos em inglês”.

Cada Fundação interessada teria de desembolsar R$12.500,00 reais e o Fundo Newton aportaria um total de R$480 mil. Contrapartidas também são necessárias para o Researcher Link, que prevê a realização de 36 workshops diferentes, mediante chamada pública a ser lançada possivelmente em abril 2015. O processo de seleção incluiria análises no Brasil, no Reino Unido e videoconferências para decisão final.

 

Fonte: Assessoria da FAPESC  

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *