Confecom debate sobre futuro da comunicação no AM
Os desafios da convergência tecnológica das mídias digitas, a democratização da comunicação nos diversos meios, a telefonia celular, internet e banda larga, bem como os direitos do cidadão à comunicação, essas são algumas das pautas que fazem parte da 1ª Conferência Estadual de Comunicação (Confecom), que iniciou nesta terça-feira (17/11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na abertura do evento, a presidente da Conferência, Wânia Lopes, destacou o ritmo acelerado das tecnologias de comunicação e o bombardeio diário de informações com que as pessoas lidam diariamente. “O evento abre a oportunidade concreta de participação popular na área da comunicação. Precisamos assegurar nosso direito à informação”, disse.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, César Wanderley, frisou a importância deste momento para o campo da comunicação, que, na avaliação dele, sofreu um “golpe grosseiro” com a desobrigação da exigência do diploma para os profissionais de jornalismo. “É muito gratificante este momento, porque a luta envolve mais de uma década de espera. Só agora a sociedade brasileira começa a discutir esses assuntos de forma mais ampla”, disse.
Segundo ele, esta é a oportunidade para que todos os segmentos da sociedade discutam sobre importantes tópicos da comunicação, propondo melhorias para o setor. “ É preciso, no entanto, ficarmos atentos para o pós-conferência, pois ela não se encerra nas discussões”, afirmou.
A reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, que representou o governador Eduardo Braga, destacou a importância de a universidade participar das discussões junto com os representantes da sociedade civil, de empresas e do Poder público.
O evento conta com a participação de jornalistas, acadêmicos, empresários e comunidade em geral da capital e interior.
Programação
A conferência discute até esta quarta-feira (18/11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Manaus, a importância da democratização da informação e dos meios de construção de direitos e cidadania na era digital.
No segundo dia de evento, os representantes dos diversos segmentos da sociedade estarão reunidos em Grupos de Trabalho (GTs) para estudar as propostas em diversos eixos a serem levadas para a Confecom Nacional, que será realizada em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. O objetivo é propor políticas públicas que garantam a melhoria dos serviços que asseguram o direito à informação no Estado do Amazonas.
O comitê de organização do evento é formado por representantes do Governo do Amazonas, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Manaus e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas.
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam