Confecom: GTs definem propostas do Amazonas
Com o objetivo de definir as propostas do Amazonas a serem apresentadas durante a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), programada para acontecer no mês de dezembro em Brasília, os participantes da Conferência Estadual (Confecom/AM) se reuniram hoje (18) em grupos de trabalho (GTs).
Ao todo foram formados dez grupos específicos, distribuídos em três eixos temáticos: a) produção de conteúdo, b) meios de distribuição e c) cidadania, direitos e deveres. Os GTs discutiram e definiram a versão final das propostas apresentadas pela organização local do evento e que farão parte do documento final da conferência estadual.
Entre os temas abordados pelos grupos estiveram questões como o incentivo à produção de conteúdos, telecomunicações e banda larga, fiscalização dos órgãos reguladores, convergência tecnológica, entre outros.
Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Cesar Wanderley, o segundo dia do evento serviu para se discutir as deficiências na área de comunicação e telecomunicação no Amazonas e fazer com que isso se transforme em propostas para resolver problemas na capital e interior. “A expectativa é que as propostas do nosso Estado, que devem superar o número de cinquenta, busquem a solução de problemas na área das telecomunicações em geral em todo o país e que sejam defendidas por delegados representativos dos segmentos envolvidos”, concluiu.
De acordo com o engenheiro elétrico e representante da Telebrasil, Teodorico José da Silva, facilitador de grupo de trabalho sobre a convergência tecnológica, este é um processo [convergência] que não pode ser contido, em função da dinâmica da inovação da área em escala global.
“Nós acreditamos que a sociedade deve ser a maior beneficiada neste processo, por conta disso propomos que o Estado deve agir como promotor da inovação, incentivando investimentos e o desenvolvimento de um ambiente competitivo”, explicou, complementando ainda que a proposta a ser levada a Brasília nessa área pede o fim da regulamentação da TV por assinatura e a uniformização de direitos e deveres pelos prestadores de serviço, além da livre prestação do serviço de TV a cabo por parte das prestadoras de telecomunicações.
Ainda na parte da tarde a Confecom/AM definiu os delegados que vão representar o Amazonas em Brasília apresentando as propostas fechadas pelos GTs.
Ulysses Varela – Agência Fapeam