Confira curso on line de jornalismo científico


A Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês), em parceria com a Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net, na sigla em inglês), lançou o primeiro curso on line de jornalismo científico. O material é voltado para profissionais, estudantes e professores.

O curso é composto por oito lições escritas por especialistas na área. Nele são tratados os seguintes temas: Planejando e estruturando seu trabalho; Encontrando e avaliando notícias científicas; A entrevista; A arte de escrever; O que é ciência; Cobrindo controvérsias; Cobrindo políticas científicas; e Como filmar a ciência.

Além dos textos para leitura, que servem como aula virtual, os interessados encontram ainda questões para serem respondidas acerca do que foi ensinado e também perguntas voltadas para o trabalho diário dos jornalistas.
 
Os profissionais, estudantes e professores se deparam com sentenças a resolver, como se participassem de um treinamento virtual. Uma delas pede para que o aluno escolha um veículo de comunicação conhecido e encontre algo que anunciaram alguns anos atrás. Segue a pergunta: “Qual foi a sentença de pesquisa? Como você poderia escrever uma nova matéria sobre a antiga pauta? Redija uma nova sentença de pesquisa ou sentença narrativa”.
 
O curso traz ainda relatos de jornalistas com experiência na área, além de um guia para os usuários. O material pode ser encontrado na versão em português. A iniciativa contou com o apoio do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz, e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCT.
 
O curso de jornalismo científico on line pode ser acessado neste link.

 

Agência Fapeam 

(com informações do Gestão de C&T) 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *