Congresso internacional debate práticas esportivas, brincadeiras e exercícios físicos
30/04/2014 – O doutor honoris causa pela Universitat de Lleida, na Catalunha, e sistematizador da metodologia da praxilogia motriz, Pierre Parlebas, estará, pela primeira vez, em Manaus para participar do I Congresso Internacional e XV Simpósio de Praxilogia Motriz, realizado no período de 30 de abril a 4 de maio, pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Pierre-Parlebas, é doutor pela Université Sorbonne, em Paris, e ministrará a conferência de abertura do evento intitulada de ‘Praxiologia Motriz e o fenômeno esportivo no século XXI’.
Ele é doutor pela Université Sorbonne, em Paris, e ministrará a conferência de abertura do evento intitulada de ‘Praxiologia Motriz e o fenômeno esportivo no século XXI’. De acordo com as teorias de Pierre Parlebas, a praxiologia motriz é o estudo da lógica interna das situações motoras no desenvolvimento de atividades esportivas, brincadeiras e exercícios físicos.
Segundo a organizadora do Congresso, a pós-doutora em Esporte e Cultura e Antropologia do Desporto, Doutora em Ciências do Desporto e professora da Ufam, Artemis Soares, a presença de Pierre Parlebas será o diferencial do evento. “Ele é o sistematizador da metodologia e ninguém melhor do que ele para falar sobre o tema. Outro diferencial é que será o primeiro Congresso Mundial. Realizam muitos seminários, workshops, mas congresso será o primeiro no Amazonas”, disse.
Soares afirmou que o objetivo do evento é reunir profissionais e pesquisadores de renome nacional e internacional para discutir temas relacionados à praxiologia motriz para fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa. “O evento pode facilitar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, favorecendo o estabelecimento de importantes convênios e parcerias, permitindo a criação de novos grupos de pesquisa na área da Educação Física em que Ufam possa se consolidar como referência em ensino e pesquisa sobre a praxiologia motriz aplicada aos estudos da corporeidade e do esporte”, disse.
O evento recebe aporte do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).
Programação
Artemis Soares informou que, até a manhã desta quarta-feira (30/04), 400 pessoas tinham se inscrito para participar do evento. A programação se iniciará às 19h desta quarta-feira, no auditório rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam com a conferência de Pierre Parlebas, seguida por uma apresentação cultural.
No dia 1º de maio, pela manhã serão realizadas, entre outros, as mesas redondas “Esporte, Cultura e Globalização na Sociedade Contemporânea” e “Praxiologia Motriz, Práticas Corporais e Diversidade Cultural”. À tarde, será realizada a exposição de painéis referentes às comunicações orais, além dos encontros dos eixos temáticos “Praxiologia motriz”, “Jogos e Esportes”, “Praxiologia motriz e Performance Humana e Tradicionais” e “Lazer e Recreação no campo da Praxiologia Motriz”.
Acesse a programação completa e o site oficial do evento.
Entre as demais mesas redondas realizadas nos dias 2, 3 e 4 de maio estão “Investigações e Intervenções da Praxiologia Motriz nos Jogos, Esportes e Lazer”, “Praxiologia Motriz e a Educação Física Escolar”, “Aspectos curriculares da educação física na escola primaria baseados nos domínios de ação motriz” e “Desafios e Perspectivas da Produção do Conhecimento e Intervenção Profissional”.
Participarão do evento professores, bacharéis, pesquisadores e acadêmicos das áreas de humanas e saúde, como os doutores da Universidade do País Basco, Joseba Etxebeste, da Universidade de Lleida, Pere Lavega e Franciso Lagardera, e os doutores da Université Rennes, Yvon Leziart e Monique Loquet.
Sobre o Parev
Camila Carvalho – Agência FAPEAM