Consecti e Confap discutem meios de enfrentar a crise econômica


A importância do investimento na área de CT&I foi destacada nesta quinta-feira pelos integrantes dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), como uma das soluções para enfrentar os impactos da crise econômica mundial no Brasil

Eles estarão reunidos até esta sexta-feira, em Curitiba (PR), realizando o fórum conjunto das duas entidades. "Vamos mostrar, através dessa oportunidade, que uma das saídas para a solução da crise é o investimento contínuo em CT&I", afirmou o presidente do Confap, Mario Neto Borges, durante a abertura do encontro.

A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente do Consecti, Alexandre Cardoso. Ele lembrou que essa sinalização de investir continuamente no setor já foi dada pelo novo presidente dos EUA, Barack Obama. "Os conselhos têm um papel determinante. Nós não vamos enfrentar essa crise sem investir em CT&I. Espero que a reunião do G 20 tenha essa posição", disse.

Cardoso, que está completando o seu segundo mandato à frente do Consecti, ainda criticou a redução no orçamento do MCT. "A irresponsabilidade que a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional teve nos cortes e que vão ser evidentemente corrigidos por decisão política do presidente da República", lembrou.

Também presente na abertura da reunião, o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, destacou a importância do termo de cooperação técnica e científica firmado pelo ministério com os conselhos em 2006. O objetivo da iniciativa é o de subsidiar a implementação do fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação nas unidades federativas e a implementação da Política Nacional de CT&I. "Basta observar o conjunto de programas que foram implementados a partir desse processo". De acordo com ele, essa articulação foi fundamental para que o MCT tivesse mais envergadura e participação mais efetiva nos Estados.

Já o presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de C&T, Sílvio Ramos, considerou como fundamental a aproximação, durante o encontro, com os dirigentes estaduais, que formulam e executam a política estadual de C&T. "Essa aproximação permite que os municípios, locais onde efetivamente acontecem as coisas, possam dar sequência a uma proposta nacional verticalizada, que passa pelos Estados e atua lá na ponta com os municípios", disse.

Informações sobre as ações do Consecti podem ser obtidas no site www.consecti.org.br. Para conhecer as ações do Confap, acesse www.confap.org.br

Fonte: Gestão C&T

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *