Conselho Municipal de Educação entrega placa de condecoração à Fapeam por execução do Programa Ciência na Escola (PCE)
Com investimentos na ordem de R$ 22,9 milhões, governo do Estado possibilitou que 13,1 mil estudantes e professores da capital e do interior do Estado fossem inseridos no universo da pesquisa científica ao longo dos últimos dez anos
O Conselho Municipal de Educação (CME) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) concedeu, na noite da última quinta-feira (22/10), à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) uma placa de condecoração pelas ações voltadas à formação de recursos humanos, especialmente envolvendo bolsistas de iniciação científica do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública estadual e municipal de Ensino, no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).
A entrega da placa ocorreu, ontem, no auditório da Semed, em Manaus, e fez parte da 1ª Solenidade Medalha de Mérito Educacional. A Fapeam foi representada pela diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman.

Representante do CME (à esq.) e diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman. (Foto: Júlio Guimarães/Ag.Fapeam)
“É uma honra receber esta placa em nome da Fapeam e em reconhecimento das nossas ações voltadas à iniciação científica no Amazonas. Trabalhamos para formar pesquisadores e nada melhor do que começarmos este trabalho ainda no ambiente escolar, em parceria com a Semed, fomentando a alfabetização científica e inserindo jovens estudantes no mundo científico”, disse Waichman.
O Programa Ciência na Escola é um programa pioneiro no País com a inserção de estudantes no universo da pesquisa científica. O programa foi criado, em 2004, pelo governo do Estado via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), atual Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), e FAPEAM e, ao longo do tempo, foram estabelecidas parcerias com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed).
O governo do Estado já investiu cerca de R$ 22,9 milhões nesta ação estratégica de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em escolas da rede pública municipal e estadual, em oito edições do programa. Os investimentos no programa possibilitaram que 13,1 mil estudantes e professores da capital e do interior do Estado fossem inseridos no universo da pesquisa científica.
Agência Fapeam