Contação de Histórias encanta crianças na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
23/10/2010 – Apaixonada pela arte de cativar as crianças para o mundo das letras, a escritora Ana Peixoto, levou a mais aproximadamente 40 alunos da rede pública de ensino, no sábado (23/10), a mensagem de preservação da natureza por meio da literatura, durante a oficina “Contação de Histórias – Contar Histórias: Encantar Leitores”, ocorrida no último dia da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas. O evento aconteceu no Clube do Trabalhador do Sesi- Coroado.
Durante a oficina, alunos e professores se vestiram de bichos como onças, macacos e corujas, como uma forma de fazer a interação entre as histórias e as crianças, e segundo a escritora, mostrar aos estudantes que os professores também têm seus momentos de criança.
Autora de uma série de livros infantis publicados pela Editora Valer, todos voltados para a temática regional, Ana Peixoto, comparou a Amazônia a um grande quintal, que todos devem cuidar bem para ser felizes dentro dele. “Eu imagino a Amazônia como um grande quintal. Quero viver bem no meu quintal e na Amazônia. Todos devem cuidar bem da natureza”, disse às crianças.
Durante pouco mais de uma hora, a escritora fez uma festa com a criançada, ao mesmo tempo que contava as histórias e convidava o público para participar brincando com os bichos de pelúcia ou falar por meio de fantoches. “Eu tinha escrito um livro de geografia e pensei que poderia escrever histórias para crianças. Minha neta foi uma grande inspiração. O que eu vivia com ela passei para o papel”, relatou.
A ideia “Um Quintal Para Ser Feliz”, título de um dos cinco livros da série teve inspiração nas obras do escritor Monteiro Lobato, autor de obras como o Sítio do Pica-Pau Amarelo, grande sucesso na TV nas décadas de 70 e 80.
Os livros de Ana Peixoto podem ser encontrados na Livraria Valer, na Rua Ramos Ferreira, Centro de Manaus.
Sobre a autora
Ana Maria Souza Peixoto é natural de Manaus. Filha de Delfina da Costa Souza e João Lopes de Souza. Escreve crônicas, poesias e histórias infanto-juvenis. Faz pesquisas sócio-ambiental nos municípios amazonenses para transformá-las em literatura infanto-juvenil regionalizada.
É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Fez curso de extensão universitária em Estudos Sociais. É sócia-fundadora da Associação Amazonense de Leitura e Escrita (AMALER) e membro da Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam).
Alessandra Leite – Agência Fapeam