Cooperação científica e tecnológica entre Brasil e EUA deve se dinamizar


A 2ª Reunião da Comissão Conjunta Brasil-Estados Unidos sobre Cooperação em Ciência e Tecnologia, realizada na sede do Departamento de Estado, em Washington (EUA), na última sexta-feira (20/11), foi classificada pelos membros da delegação nacional como “o maior e mais importante encontro de ciência, tecnologia e inovação entre os dois países”.

O encontro foi presidido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e pelo Conselheiro de C&T do presidente, Barack Obama, e diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, John Holdren.

Na abertura dos trabalhos, o ministro Rezende fez uma exposição sobre o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I – 2007-2010). Holdren, por sua vez, apresentou a visão dos EUA com respeito à ciência e tecnologia. Para eles, o evento abre amplas possibilidades de cooperação em áreas vitais de interesse comum.

Rezende ressaltou que “o Brasil tem hoje um sistema de CT&I importante e competitivo em escala mundial. Como em muitos outros campos abarcados pelas relações entre os EUA e o Brasil, estamos aqui para oferecer e buscar uma parceria estratégica em ciência e tecnologia, não para buscar ajuda dos EUA”.

Em sua fala o ministro frisou ainda que “o conjunto de instituições e agências representadas na delegação brasileira demonstra, por si só, a importância que o Brasil atribui a este encontro e a real dimensão do nosso interesse na cooperação em áreas específicas”. Na opinião de Rezende, estas áreas são muitas e variadas, mas “seu número é menor do que aquele que nós poderemos atender se formos capazes de aprofundar a visão estratégica de nossas relações em CT&I”.

Na reunião foram feitas apresentações sobre a cooperação em Ciências Básicas ; em Educação e Saúde Pública; em Agricultura e Biotecnologia; no segmento Aeroespacial, Espacial, em Observação da Terra e em Mudanças Climáticas , em Energia; na área da inovação; em Metrologia e na Ciência das Medidas.

Memorandos de entendimento

No encontro foram assinados dois Memorandos de Entendimento: um entre os National Institutes of Health (INH) dos EUA e a Capes, firmado por seus respectivos titulares, Richard Wyatt e Jorge Almeida Guimarães; e outro entre o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e o National Institute Standards and Technology (Nist), firmado pelos respectivos titulares, João Jornada e Patrick Gallagher.

Ainda houve especial menção o Memorando de Entendimento, previamente firmado entre o National Renewable Energy Laboratory (Nrel), do Departamento de Energia dos EUA, e a Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Sincrotron (ABTLuS), que administra o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CBTE) em nome do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Antes da reunião de sexta-feira (20/11) a delegação nacional visitou a sede da National Science Fundation (NSF), do NIH e do NIST. Neste, os brasileiros puderam verificar o quanto o Inmetro o Nist estão entrosados em áreas de primeira linha da metrologia contemporânea. Ambas as instituições apostam na pesquisa básica como fundamento do trabalho prático que realizam.

Nos três dias de agenda foram realizadas várias reuniões técnicas sobre temas específicos, como inovação, agricultura, nas quais identificaram-se perspectivas de cooperação entre os dois países.

O ministro Rezende informou que ele e John Holdren acordaram em acelerar o processo de definição dos programas e projetos a serem estruturados e implementados a partir deste encontro. O objetivo comum é chegar a uma cooperação mais produtiva e mais efetiva. Nas próximas duas semanas, as partes brasileiras envolvidas na operação devem receber cartas do MCT, solicitando que elaborem suas propostas concretas de colaboração com seus parceiros norte-americanos.

Para Rezende, “Brasil e Estados Unidos estão diante de uma chance histórica: lançar um novo tipo e um novo dinamismo de cooperação, com forte impacto de benefícios não só para nossos países, como também para muitas outras nações desenvolvidas e em desenvolvimento”.


Assessoria de imprensa do MCT

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *