Cooperação entre Brasil e França alavanca a Ciência na região amazônica


16/02/2011 – A Comitiva brasileira em Cayena, Guiana Francesa, assinou nesta terça-feira (15/02) termo de cooperação fronteiriça entre Brasil e França (Guiana Francesa) para o desenvolvimento do Projeto de Cooperação em Formação Científica na região amazônica.

O objetivo do encontro, que começou no dia 15, é aumentar o número de mestres e doutores, com ênfase na biodiversiedade do bioma amazônico.

A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), professora Maria Olívia Simão, está no evento representando o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) numa iniciativa em rede que pretende fortalecer a cooperação entre os Estados do Amazonas, Pará e Amapá e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD).

De acordo com Olívia Simão, a cooperação entre a FAPEAM, Fapespa (Pará) e a Fundação Tumucumaque (Amapá) deverá subsidiar esta iniciativa. “A ideia é tornar a cooperação entre Brasil e França uma ação transfronteiriça, a partir de uma estratégia de sucesso para acelerar os avanços científicos na Amazônia, de forma que os frutos dessa iniciativa resultem em grandes benefícios para a conservação e o desenvolvimento da região”, destacou.

vspace=10Nesta terça-feira, 15, em solenidade realizada na Sede do IRD em Cayena – Guiana Francesa, Olívia Simão assinou, como representante do Confap, um memorando de entendimento, manifestando a intenção de participar da cooperação para a formação e fixação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado na Região Amazônica envolvendo, especificamente a Guiana Francesa e os Estados brasileiros do Amapá, Amazonas e Pará.

Representantes

Representando a França, estiveram  presentes na solenidade, a ministra de Ensino Superior e Pesquisa, Valérie Precresse, o presidente do IRD, Michel Laurent, o presidente da Região da Guiana, Rodolphe Alexandre, e o presidente da Universidade das Antilhas e Guiana (UAG), Pascal Saffache.

A delegação brasileira foi representada pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o Sececretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Antonio Cláudio de Carvalho, o Reitor da Universidade Federal do Amapá (UFAP), José Carlos Tavares e pelo representante da reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Albertino Carvalho.

A ministra da França salientou a importância da formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado a partir da cooperação entre Brasil e a Guiana Francesa nas áreas da saúde, sensoriamento remoto, hidrologia, mudanças climáticas e biodiversidade.

O governador do Amapá reforçou destacando a importância de se alavancar o desenvolvimento dos dois lados da fronteira e a importância da ciência e da tecnologia como elementos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem na região.

Ações em rede

A diretora-presidenta da FAPEAM enfatizou que a experiência do Confap no trabalho em rede fortalece a cooperação entre os estados. “O desdobramento desta iniciativa acontecerá nos próximos dias 25 e 26, na cidade de Vitória (ES), em reunião do Confap, que terá em um dos itens de pauta, os procedimentos e mecanismos para implementação das propostas discutidas no encontro”, finalizou.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *