Coordenadora de projeto de pesquisa no âmbito do PCE recebe reconhecimento do governador do Estado durante SNCT 2015
Professora do Ceti/Parintins recebeu um notebook em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para fortalecimento da educação no Amazonas
A professora do Centro de Educação de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves (Ceti/Parintins) e coordenadora de um projeto de pesquisa no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Cristina Tavares, recebeu, ontem, do governador do Estado, José Melo, um notebook como reconhecimento ao trabalho desenvolvido para fortalecimento da educação no interior do Amazonas.
A entrega foi realizada durante a abertura da 3ª Feira de Ciências da Amazônia (FCA) parte integrante da programação da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, ontem, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Na oportunidade, o governador do Estado reafirmou o compromisso do governo do Amazonas com o desenvolvimento de projetos de pesquisas que beneficiem, de forma sustentável, a população e fortaleçam a economia.
“Essa semana (SNCT) tem o objetivo de despertar na juventude a consciência de que a ciência e a tecnologia são importantes e que é preciso olhar para o futuro. Vivemos em uma região rica e precisamos estudá-la com projetos de geração de emprego e renda sustentável, e o entendimento de que os recursos do Estado para o setor precisam ser prioritariamente direcionados aos estudos das nossas riquezas regionais e não pulverizado como vinha acontecendo. Com isso, poderemos construir um banco de conhecimento, a massa crítica que vai nos fazer evoluir para a geração de emprego e renda”, disse o governador aos estudantes.

Professora acompanha delegação de 50 cientistas júniores de Parintins que apresentam estudos durante a SNCT 2015.
A professora Cristina Tavares chegou a Manaus no último domingo (22/11) com uma delegação de 50 cientistas júniores para participar da SNCT 2015. Em 2014, na segunda edição da feira, o grupo de alunos coordenado pela professora foi selecionado para participar da Expo Milset Brasil 2015.
Neste ano, eles voltaram à FCA confiantes com seu novo projeto, que visa trazer para sociedade a importância das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
“Nós sabemos que a Obmep existe faz dez anos e em cima disso fizemos uma investigação sobre o estado atual dos ex-alunos que participaram das olimpíadas em Parintins”, disse a professora.
Sobre a SNCT 2015
A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento científico anual do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado em todo o território nacional. A escolha do tema para a edição deste ano da SNCT – “Luz, Ciência e Vida” – é orientada por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
No Amazonas, o evento conta com a parceria de uma rede de instituições de pesquisa e ensino, como a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc); e Secretaria de Estado da Cultura. Também participam o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Sebrae e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Agência Fapeam
Fotos: Lana Santos / Agência Fapeam