Crescimento desordenado do perímetro urbano de Itacoatiara é foco de estudo


t

O estudo está sendo desenvolvido por alunos do nono ano da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães em Itacoatiara (AM)

Assim como as grandes cidades sofrem com o crescimento desordenado do espaço urbano, as cidades do interior também passam por esse processo, que contribui para que as classes menos favorecidas construam moradias nas encostas de igarapés, nascentes e áreas próximas aos ‘lixões’, acarretando com  isso sérios problemas, tanto espaciais quanto ambientais.

No município de Itacoatiara (distante 270km da Capital), alunos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães estão desenvolvendo um estudo voltado para esta temática, com o objetivo de conhecer e  compreender a ocupação dessas áreas de riscos e os decorrentes dessas ocupações irregulares.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O projeto de pesquisa “As Submoradias e os Impactos Ambientais no Espaço Urbano de Itacoatiara” está sendo desenvolvidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Para a professora e coordenadora do projeto, Jocimara Vieira Lira Guimarães, os estudantes, assim como a sociedade em geral precisam entender o processo de formação do espaço urbano como resultado, tanto dos fatos históricos, quanto pela falta de planejamento urbano e isso é possível por meio da pesquisa cientifica, quando os jovens poderão propor novas alternativas para a construção desses espaços.

“Acredito que a pesquisa científica muda o ambiente escolar, pois a escola deixa de ser murada e isolada para tornar-se acessível à formação integral dos alunos. Envolver o aluno e a comunidade  neste contexto de pesquisa é proporcionar e inserção no mundo cientifico, tornando-os capazes de agirem em sua realidade de forma consciente e cidadã. Assim, ganha a escola e, principalmente, o estudante com a nova formação científica e com resultados de grandes relevâncias para a sociedade”, ressalta a professora.

METODOLOGIA

O projeto propõe debates e seminários para a formação da consciência ambiental. De acordo com a professora Jocimara, os alunos bolsistas já estão se apropriando dos conceitos sobre as ‘submoradias’, lendo artigos científicos e já fazendo as primeiras leituras da realidade local, como também aplicando o questionário socioeconômico nos bairros Mamoud Amed e São Francisco.

O estudo está previsto para ser concluído em novembro deste ano e os resultados serão apresentados durante o seminário “Submoradias – um processo histórico”, que será realizado no município de Itacoatiara.

 

Rosa Doval- Agência FAPEAM

Fotos: Acervo da pesquisadora

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *