Crise global não afetará oferta de bolsas de pesquisa
Anúncio do MCT foi realizado na abertura dos trabalhos do Fórum conjunto do Consecti e Confap, em Curitiba
A crise global não afetará a oferta de bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), afirmou nesta quinta-feira o secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Elias.
O anúncio ocorreu no Fórum conjunto dos conselhos de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que segue até hoje em Curitiba.
De acordo com Elias, os programas do CNPq e da Finep contarão com 170 mil bolsas até 2010. “O número de doutores e mestres no Brasil tem crescido continuamente e a ampliação da oferta de bolsas faz parte da Política Nacional de C&T”, explicou. O anúncio repercutiu positivamente principalmente entre os dirigentes das Fundações de Amparo à Pesquisa.
“Esta sinalização é um incentivo para que os estados também sigam a mesma linha”, avaliou a diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Dora Leal. Ela explicou que o governo da Bahia está se esforçando também em prol do programa estadual de bolsas, que está com a oferta de bolsas de pesquisa em amplo crescimento.
Fonte: Jornal da Ciência