Curso de Capacitação em Jornalismo Científico inicia nesta quinta-feira, 29
Inicia nesta quinta-feira, dia 29, o Curso "Ciência e Mídia – Curso de Capacitação em Jornalismo Científico", realizado pela Fiocruz/Amazônia no auditório do Centro Universitário Luterano de Manaus – Ulbra, localizado na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Conjunto Atílio Andreazza, Bairro Japiim II.
O curso, que terá carga horária de 16 horas-aula, com início às 8h30 e término às 17h, nos dias 29 e 30 de abril, conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Destinado a jornalistas que cobrem a área de ciência e tecnologia, a programação inclui palestras de profissionais de comunicação nacionalmente reconhecidos como: Ildeu de Castro Moreira e Marcelo Leite, respectivamente jornalista do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Jornal Folha de São Paulo.
Além das palestras, o curso contará com mesas-redondas com temas que vão desde as mudanças climáticas, biodiversidade, desenvolvimento sustentável e doenças emergentes, como a gripe H1N1.
A Fapeam será representada nos dois dias da programação. Inicialmente, no dia 29, tendo como um dos palestrantes da mesa-redonda “A Cobertura de Temas de C&T na Amazônia” o coordenador do Programa de Apoio à Divulgação Científica, Ulysses Varela e no dia 30 a participação do diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, como moderador da mesa “Biodiversidade e desenvolvimento sustentável”.
De acordo com Varela, o curso é um marco para quem divulga ciência no Estado do Amazonas, atendendo à demanda de quem busca por capacitação.
“Hoje temos vários profissionais e estudantes que trabalham com a divulgação científica e precisam de um maior conhecimento para que essa divulgação seja executada de forma efetiva, para que a população entenda o que se faz dentro dos laboratórios”, disse o coordenador.
Segundo o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, Manaus precisa de iniciativas como esta. “A intenção desta atividade é promover a participação dos profissionais das redações e contribuir para um salto na qualidade da divulgação científica no Estado do Amazonas, a exemplo do que a Fundação já faz por meio do Programa de Apoio de Divulgação Científica”, afirmou.
Veja a programação completa.
Camila Carvalho e Ulysses Varela – Agência Fapeam