Curso ‘Sistema de Produção de Mandioca’ será promovido pela Embrapa nos dias 10 e 11 de dezembro


03/12/2013 – Com a finalidade de capacitar agricultores e técnicos agrícolas sobre o sistema de produção e as boas práticas agrícolas da mandioca, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) promove dias 10 e 11 de dezembro, no Campo Experimental do Caldeirão (Rodovia Manoel Urbano, Km 13, Estrada do Caldeirão, Iranduba, AM), o curso Sistema de Produção de Mandioca para o Amazonas. Há 30 vagas e os interessados devem se inscrever antecipadamente no site ou pelo telefone da Embrapa.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O instrutor do curso será o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Miguel Costa Dias, que apresentará informações sobre o preparo da área de cultivo com a calagem, adubação e controle de plantas daninhas, recursos genéticos e melhoramento, sistema de plantio, seleção e preparo do material, tratamento químico de maniva/semente, poda e conservação de manivas. O instrutor vai mostrar também a época ideal de plantio, espaçamento e densidade, rotação e consorciação, sistema de cultivo, cadeia produtiva, as pragas, doenças e seu controle e ao final abordará sobre a colheita, produtos e subprodutos, assim como o sistema de produção para terra firme e várzea.

A mandioca tem importância significativa no Amazonas, pelos seus aspectos econômicos e principalmente sociais, dada sua capacidade de fixação do homem no campo.  Embora a mandioca se adapte bem às condições de clima e solo da região, ainda assim são necessários conhecimentos técnicos e orientações tecnológicas para melhorar a produção em bases mais sustentáveis.  Atualmente a produção de mandioca é insuficiente para atender a demanda de farinha no Estado, que é o principal produto da mandioca no Amazonas. A média do consumo de farinha de mandioca por pessoa no Estado é de cerca de 58/kg/habitante/ano. Por não produzir o suficiente para atender sua demanda, o Amazonas importa cerca de 24 mil toneladas de farinha para seu abastecimento.

A Embrapa tem disponíveis tecnologias, como sistema de produção de mandioca e cultivares tanto para áreas de várzea quanto para terra firme, que permitem alcançar produtividades de até 33 toneladas de raiz por hectare, três vezes acima da média regional, que é de 8 a 10 toneladas por hectare. Destacam-se também técnicas de plantio adensado como método de multiplicação de maniva/semente.
O curso será promovido pela Embrapa com o apoio da Prefeitura de Iranduba e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam – Escritório Local de Iranduba). A atividade também faz parte da programação da Embrapa alusiva à a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013. A organização é do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) e Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO).

Programação

10 de dezembro de 2013 (terça-feira)

8h – Abertura
8h15 – Calagem, adubação e controle de plantas daninhas
10h – Intervalo
10h15 – Recursos genéticos e melhoramento
12h – Intervalo
13h – Sistema de plantio: seleção e preparo do material de plantio, tratamento químico de maniva/semente, poda e conservação de manivas
16h30 – Encerramento

11 de novembro de 2013 (quarta-feira)

8h – Época de plantio, espaçamento e densidade de plantio, rotação e consorciação
10h – Intervalo 
10h15 – Sistema de cultivo
12h – Intervalo
13h – Cadeia produtiva da mandioca
14h – Pragas da mandioca e doenças e seu controle
15h – Colheita, produtos e subprodutos da mandioca / Sistema de produção para terra firme e várzea
16h30 – Encerramento.

 

Inscrições:

http://servicos.cpaa.embrapa.br/eventos/selecao_evento.php

Informações:

(92) 3303-7860 / cpaa.nco@embrapa.br

 Fonte: Embrapa/Am