CVT do Amazonas busca fortalecer o desenvolvimento de recursos pesqueiros
O município de Manacapuru (AM) terá o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Estado do Amazonas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o processo produtivo na área de recursos pesqueiros, favorecendo o seu desenvolvimento. O CVT irá oferecer cursos de informática; gestão empresarial; empreendedorismo; inovação tecnológica voltado para o arranjo produtivo de pesca; manejo e conservação de recursos pesqueiros e hídricos; e industrialização e comercialização de produtos pesqueiros.
O centro será de uso comunitário e atuará na profissionalização e empreendedorismo de recursos humanos envolvidos na cadeia produtiva da pesca na região amazônica. A iniciativa foi capitaneada pela Secretaria de Estado e Ciência e Tecnologia (Sect/AM), com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Prefeitura de Manacapuru.
De acordo com o secretário de C&T, José Aldemir de Oliveira, ao detectar as demandas e as vocações das regiões, as estruturas do CVT vêm fortalecer o sistema local de ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento econômico e social sustentável, contando sempre com a parceria do município. Os recursos do centro são provenientes do orçamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCT, da UEA e da Fapeam.
Para a reitora da universidade, Marilene Corrêa, todas as partes envolvidas saem ganhando. Ela destaca a importância do centro em proporcionar a expansão da UEA no entorno de Manaus e do núcleo da universidade sediado em Manacapuru. “Ganha o nosso núcleo e ganha o programa porque vai ser o primeiro laboratório real com uma articulação estratégica, com os atores locais integrados estrategicamente: UEA, Sect, prefeitura, secretaria de Educação que vão dar conta do CVT”, concluiu Corrêa.
O prefeito de Manacapuru, Edson Bessa, declarou a satisfação em sediar o centro. Segundo ele, a escolha do local vem fortalecer as potencialidades já existentes no setor de investimento do CVT.
A Sect/AM e a Fapeam são associadas à ABIPTI.
Informações sobre as ações da Sect/AM podem ser consultadas pelo site www.sect.am.gov.br.
Fonte: Gestão C&T