Danças típicas ajudam na interação escola e comunidade


27/06/2012- A realização de três festivais de dança, a participação efetiva de mais de 2 mil pessoas, entre alunos, funcionários e pessoas da comunidade para assistir as apresentações de 22 grupos de dança, formados exclusivamente por estudantes, é o resultado positivo do projeto “Danças Típicas e Manifestação Cultural”. Desenvolvido por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Salerno Gomes de Lima, da zona Centro-Oeste, a pesquisa teve como objetivo entender a importância das danças típicas na identificação das culturas responsáveis pela miscigenação do povo brasileiro, principalmente, no Amazonas.
 
Com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa Ciência na Escola (PCE), a pesquisa inseriu, paulatinamente, atividades rítmicas nas aulas de Educação Física. Foi o que explicou o professor coordenador do projeto, Roberto Fernandes Bezerra. Ele disse que a prática da dança, sobre tudo nas suas vertentes regionais, ajudou a aproximar a escola da comunidade, como alunos, professores, pais e moradores das adjacências.
 
/“Os festivais eram realizados no final do bimestre escolar, sendo aberta ao público externo e visava incentivar indivíduos diferenciados por idade, sexo e biótipo a praticar danças e reconhecer os benefícios associados a essa manifestação corporal que apresenta uma subjetividade sociocultural importante”, pontuou.
 
Realizado durante o segundo semestre de 2011, o projeto possibilitou identificar talentos e fornecer as primeiras informações necessárias no desenvolvimento artístico do aluno, além de disseminar os benefícios à saúde na vida do individuo decorrentes da prática regular.
 
Conforme a ex-bolsista do PCE, Aline dos Santos Silva, a pesquisa permitiu relacionar a anatomia humana com o desenvolvimento de expressões harmônicas e/ou passos dançantes que envolvem musculatura, coordenação e condicionamento físico, além de contextualizar a evolução do esporte e a contribuição da dança no contexto histórico. “Percebi a necessidade de se trabalhar de forma interdisciplinar o projeto, entre a dança e a prática esportiva”, salientou.
 
Segundo o coordenador do projeto, ao fomentar a prática da dança como uma atividade prazerosa e saudável, foi possível divulgar os benefícios à saúde decorrentes da prática regular. Ele destacou que a dança, no espaço escolar, deve buscar não somente o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como desenvolver suas capacidades imaginativas e criativas. “A contribuição dos diferentes países para a herança musical e dançante do país não foi negligenciada. A dança é uma atividade física, mas principalmente uma atividade artística, e é por sua essência multidisciplinar. Por isso, envolve as artes, o movimento corporal, história, geografia etc. Acreditamos no sucesso do projeto, dada a sinergia entre os vários segmentos da escola e a comunidade adjacente. Entender essa manifestação artística é, sobretudo, resgatar a história de um povo”, finalizou.
 
O projeto contou com a participação dos alunos Aline dos Santos Silva; Giovana Oliveira de Lucca; Gabriel Ribeiro Claudio; Francisca Schneider da Silva Correa;  Monica da Silva Rodrigues, além do apoio técnico de Roberto Clayton de Oliveira Lima.

Redação: Luís Mansuêto

 

Edição: Agência FAPEAM

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