Desinteresse escolar é alvo de pesquisa do PCE


Situada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, a Escola Estadual Marcantonio Vilaça encontrou no desinteresse e descontentamento dos alunos durantes as aulas um ponto crucial para ingressar no Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Ricardo Cetraro, antes do PCE, os alunos se mostravam desestimulados a estudar, o que se revelou como fonte para o nascimento da pesquisa “O escrever na escola: a análise da prática redacional”.

A pesquisa foi desenvolvida em um período de seis meses, seguindo um cronograma que contou com leituras de referências bibliográficas como Paulo Freire, o que deu  subsídios científicos para ajudar a identificar os motivos do desinteresse pela prática textual dos alunos.

“Buscamos em Paulo Freire e em alguns filmes informações que nos ajudassem a compreender melhor as dificuldades para ler e escrever e, assim, ampliar a qualidade do ensino entre nossos alunos”, afirmou.

Participaram do programa cinco estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio, com idade entre 14 e 16 anos. Os jovens pesquisadores prepararam um questionário, por meio do qual cerca de 295 alunos apontaram as suas maiores  dificuldades, no tocante à leitura e à prática textual.

Siga a FAPEAM no Twitter

“Depois das leituras que fizemos, das discussões, relatórios e do questionário aplicado, percebemos uma mudança substancial de todos os componentes. Eles mudaram a forma de pensar e agir e passaram a ter um censo mais crítico”, disse Cetraro.

Segundo o coordenador, além dessas mudanças, os estudantes se tornaram mais responsáveis, pontuais e assíduos nos compromissos da escola. “Hoje os estudantes têm autonomia para tomar decisões”, disse.

Para Cetraro, o Programa Ciência na Escola proporciona a todos grandes oportunidades de evolução. “Para os educadores, representa uma formação continuada, assunto tão em voga para a educação brasileira. Já para os alunos, significa o início da caminhada científica”, completou.

O projeto “O escrever na escola: análise da prática redacional” esteve em exposição na última quinta-feira (11/3) durante a Mostra Pública do PCE, na Arena Amadeu Teixeira, onde os bolsistas  apresentam os resultados da pesquisa por meio de banners e defesa oral.

Kelly Melo – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *