Desinteresse pela leitura na escola é abordado em pesquisa
O desinteresse pela leitura é considerado um problema comum na fase escolar. Em um projeto de iniciação científica, desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), foi constatado que apenas 10% do universo de mais de 300 estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Manaus tinham interesse em ler frequentemente.
"Mesmo tendo uma biblioteca dotada de livros e bons títulos, a maioria dos alunos não demonstrava, na época da pesquisa, ou seja, no ano passado, o interesse em buscar essa literatura", disse o aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marcantônio Vilaça, Josué Macena, 16 anos.
O levantamento foi feito por meio do projeto "A leitura na escola: a análise da prática interpretativa no ensino médio do Centro de Referência Escola Estadual Marcantônio Vilaça", que faz parte da edição de 2008 do PCE, sob a coordenação do professor de Língua Portuguesa, Ricardo Braga.
O objetivo foi identificar e analisar o problema quanto ao desinteresse pela leitura entre estudantes de ensino médio. Além da fase de fundamentação teórica e elaboração dos instrumentos de pesquisa, a equipe do projeto aplicou questionários a 330 alunos do ensino médio da escola com perguntas relacionadas à prática de leitura.
Entre os resultados, o grupo de cinco alunos concluiu que o interesse pela leitura por parte dos alunos deve partir das relações sociais existentes entre eles e as pessoas mais experientes e próximas, tais como pais, mães e professores. Nesse caso, o diálogo, a afetividade e reflexão podem favorecer o gosto pela leitura dos alunos.
A aluna Ketlen Duarte, 16 anos, que também participou da equipe do projeto disse que o trabalho não acabou e que os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de práticas para estimular a leitura interpretativa.
Agora os alunos estão tendo a oportunidade de levar os resultados desse projeto ao público da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na exposição especial dos resultados do PCE na SBPC Jovem, instalada no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no horário das 9h às 19h, até a próxima sexta-feira, dia 17. "Essa experiência está sendo excelente, pois é um espaço que temos para apresentar nosso trabalho a muitas pessoas ao mesmo tempo", frisou Ketlen.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed), é voltado a apoiar a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, ensino médio ou da educação profissional e de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas. Em 2008, foram 76 projetos apoiados e neste ano foram aprovadas 246 propostas, tanto de escolas da capital quanto do interior.
A Fapeam é uma das instituições parceiras na realização da 61ª Reunião Anual da SBPC, com recursos da ordem de R$ 180 mil, tendo destinado R$ 150 mil para apoiar o evento na capital amazonense e R$ 30 mil para a reunião regional preparatória ocorrida em Tabatinga (AM), no mês de março.
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam