Dezesseis empresas são acompanhadas e avaliadas durante primeiro dia de Seminário da Fapeam
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, nesta quinta-feira (25/7), de 9h às 12h, de forma online, o Seminário Parcial de Acompanhamento e Avaliação, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha 2 Amazonas – Edital Nº 014/2021, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento segue até sexta-feira (26/7). Ao todo, 33 coordenadores participam nos dois dias de evento, sendo 16 nesse primeiro momento.
O seminário, que faz parte de uma das atividades obrigatórias da etapa de acompanhamento, visa não só apresentar os resultados parciais dos produtos ou serviços desenvolvidos, como também verificar o cumprimento do cronograma de execução do projeto e propor ajustes metodológicos quando necessário. Além de promover o debate em torno dos principais problemas identificados na execução do projeto.
A diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade Mavignier, afirmou que a Fundação tem a expectativa de estar ao lado dos empreendedores do Programa Centelha 2 Amazonas, no sentido de verificar se a ideia inovadora tem potencial para chegar até o mercado.
“Esse é um momento de muita riqueza, porque há a troca e diálogo entre eles e, assim, percebem que tem sinergia e que podem crescer e desenvolver os seus negócios, além de empreender com maior segurança. Foi uma manhã muito rica e amanhã teremos a sua continuação”, reforçou ela sobre a importância desse seminário para todas as empresas envolvidas no Centelha 2.
O analista de projetos da Finep, Othon Antunes, destacou a importância de os projetos ampliarem o seu foco não só para atingir o mercado estadual, mas também em nível nacional. “Hoje assisti a 16 projetos de empresas muito interessantes. Vocês estão de parabéns pela seleção!”, enfatizou ele.
Metodologia
Durante o evento, cada coordenador apresentou um vídeo de pitch com duração de três a cinco minutos, no qual são avaliados os seguintes pontos: problemática; solução; equipe; concorrência; mercado e inovação; resultados; prospecção e perspectivas.
Após as apresentações, em cada bloco, os coordenadores das empresas são avaliados por um grupo de especialistas com formação técnica/profissional, criado com representantes de quatro instituições responsáveis pela execução, financiamento e parceria dos referidos editais, são elas: Fapeam, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Após os apontamentos do Comitê Gestor, os coordenadores manifestam-se para comentar os questionamentos. E, por fim, são apresentados os pareceres.
Projetos
A metodologia do seminário é composta por seis etapas principais, e as apresentações foram realizadas em quatro blocos, sendo que em cada bloco houve em média quatro apresentações.
No primeiro bloco, foram apresentados os seguintes projetos: “Amazonic Live Food”, coordenado por Thiago Mendes de Freitas; “Couro de pirarucu e curtentes naturais amazônicos”, por Jonas Pereira Alves; “Campo Fértil Agroindústria e Comércio de Frutas Ltda”, por Raphael Brito dos Santos; “Lab Aqua-I Pesquisa, Desenvolvimento e Produção Aquapônica Inova Simples”, por Elizabeth Crisona Araújo Cruz. Já no segundo bloco, foram os seguintes: “Visioneer Solution Ltda”, coordenado por Adson Bruno Tolentino Lopes; “Magnus Amazônia Biotecnologia Vegetal Ltda”, por Daniel da Silva; “Oraniam Biotecnologia Ltda”, por Diego Mavignieur Cajueiro de Albuquerque; “P. T. Serra & D. P. de Castro Ltda”, por Diogo Pereira de Castro.
No terceiro bloco, os projetos analisados foram: “Aqua Viridi Microalgas Serviços Ambientais Ltda’, por Fabiane Ferreira de Almeida; “Amazon Eco Technology Pesquisa, Consultoria e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis Ltda”, por Marcel de Castro Cruz; “Bioamazon Ltda”, por Ingrid Reis da Silva; e “ADS Innova Consultoria Ltda”, por Adriano dos Santos Sá. No quarto e último bloco, foram os seguintes: “Square Bsw Ltda”, por Bruno Sevalho Wesen; “Plataforma Manaós Tech de ensino tecnológico com Realidade Aumentada”, por Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva; “E H Serviços em Tecnologia Inova Simples (I.S.)”, por Erick de Araújo Mattos; “Good Job Tecnologia Inova Simples”, por Francerbley Braganca dos Santos.
Centelha 2
O Programa Centelha 2 visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e bolsas de fomento tecnológico extensão inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Fotos: Mateus Santos (Decon/Fapeam)