Dia Mundial do Combate ao Câncer destaca medidas de prevenção à doença
08/04/13 – Destacar a importância do tratamento do câncer e sobre a sua prevenção são alguns dos objetivos que motivaram a criação do Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado neste dia 08 de abril, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), os riscos de uma pessoa adquirir câncer aumentou. Em 1979, a taxa de risco era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens. Já em 1999, a taxa alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.
De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão; a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele; alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos. E muitos são ainda completamente desconhecidos.
Os tipos mais comuns, no Brasil, são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O de pele é o tipo que possui maior incidência.
O que é o câncer?
O Inca destaca que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura e David Simplício – Rádio com Ciência
Agência FAPEAM