Dilma diz que setor de CT&I é fundamental para acabar com a pobreza extrema


20/12/2012 – A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou na última terça-feira (18) que sem ciência, tecnologia e inovação, o país não será uma nação desenvolvida e não conseguirá acabar, em definitivo, com a pobreza extrema. A declaração foi dada durante a cerimônia de entrega do 26° Prêmio Jovem Cientista (PJC).

Segundo Dilma, o Brasil tem chance clara de qualificar a inovação e a ciência no país. “Nós podemos dar um salto fundamental para elevar a competitividade da nossa economia, mas, como eu disse, também para assegurar que o Brasil tenha nestas décadas – na década que nós estamos vivendo e nas décadas seguintes –, condições para, de fato, se tornar uma grande nação”.

Para dar este salto a presidente citou a parceria público-privada como instrumento principal. De acordo com ela o Brasil possui um grande potencial para produzir conhecimento científico, tecnológico e de inovação, além de excelentes profissionais. Outro mecanismo citado pela presidente como capaz de promover impulso no setor é a aproximação do meio acadêmico com o industrial.

Por fim Dilma elogiou os estudantes premiados e todos os outros que submeteram propostas para concorrer ao PJC. “Cada um de vocês que deram sua contribuição sobre esse tema e o grande número de trabalhos apresentados, 2.070, mostra que houve uma mobilização e que ela surtiu resultados. O elevado nível dos trabalhos inscritos demonstra o talento da nossa juventude”, frisou.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *