Diversidade Cultural como conteúdo escolar


Uma pesquisa que relaciona o processo migratório e a construção do sentimento de identidade cultural sugere uma educação escolar voltada para a diversidade, onde o indivíduo migrante não tenha que abrir mão de sua cultura original. Sob o tema “Identidade cultural e migração nas séries iniciais do ensino fundamental”, o estudo selecionou alunos da rede pública de educação e elaborou sua conclusão pela quantificação dos dados coletados.

Identificou-se que a escola fomenta a absorção dos costumes da nova cultura onde se está inserido, ou seja, os costumes típicos do local para onde se migrou. Para os pesquisadores, é necessário problematizar o processo de ressocialização por qual passa o migrante ao chegar num novo contexto cultural. As propostas residem em estratégicas que facilitem a promoção da diversidade cultural no ambiente escolar para não descartar os costumes do local de origem.

Orientado pelo professor doutor em educação, Amarildo Menezes Gonzaga, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), o projeto surgiu de um fato comum à realidade da cidade de Manaus: o forte movimento migratório que é responsável por uma parcela significativa da população manauara.

Cleidimar Pedroso – Decon/Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *