Divulgação da ciência em debate no Intercom 2009
PORTO VELHO, RO – Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto a não exigência do diploma para a profissão de jornalista, a cidade de Porto Velho abrigou, no período de 17 a 20 de junho, a oitava edição regional do maior evento da categoria, o Intercom Norte 2009, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares Ciências da Comunicação), reunindo pesquisadores, professores e alunos de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV) dos estados da região Norte.
Apesar da distância em relação aos demais estados que compõem a região, o evento contou com um bom público, a maioria estudantes, que durante os três dias de programação teve e a oportunidade de participar de exposição de trabalhos (Expocom), mesas redondas, painéis e outras atividades que contaram com a participação de representantes de outros estados.
Os jornalistas e radialistas bolsistas do Programa de Apoio à Divulgação Científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Cristiane Barbosa, Luís Mansueto, Ulysses Varela, Edilene Mafra e Gustavo Soranz, e a chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon) da Fapeam, jornalista Mirna Feitoza, participaram do evento, compartilhando a experiência da Fapeam com a difusão científica.
Os bolsistas apresentaram as iniciativas desenvolvidas pelo programa para promover a popularização da ciência junto à sociedade, como a revista Amazonas Faz Ciência, o Portal da Fapeam, a Rádio e TV Fapeam, por meio do programa Rádio Com Ciência e dos vídeos científicos postados neste Portal. A experiência chamou a atenção principalmente de professores e estudantes que desenvolvem iniciativas parecidas em outros estados da região, promovendo um debate por mais de uma hora além do tempo previsto para a apresentação.
Para a chefe do Decon, Mirna Feitoza, a participação dos bolsistas foi muito positiva para o programa. “Ao apresentar os produtos gerados pelo Programa, pudemos visualizar a dimensão de nossas ações. Estamos desenvolvendo inovações em termos de divulgação científica. A Rádio e TV Fapeam, que reúne o Programa Rádio Com Ciência, popularizando a ciência nas rádios do Amazonas, e os vídeos científicos postados no Portal, experimentando a linguagem audiovisual na divulgação científica na Internet, são prova disso”, afirmou.
Um dos organizadores do evento, professor Marco Bonito, fez questão de salientar que o congresso regional serviu como um momento em que pesquisadores, educadores, profissionais, alunos e empreendedores dos estados da região Norte puderam se conhecer para refletir melhor sobre as questões de ponta no cenário da comunicação regional e nacional.
“Pela primeira vez conseguimos trazer o encontro para Porto Velho, o que possibilitou incluir também os estudantes dessa região nas discussões sobre comunicação. Apesar das dificuldades, principalmente relacionadas à distância geográfica, conseguimos reunir participantes de todos os estados do Norte, o que demonstra a capacidade de estarmos bem representados no Intercom Nacional, que acontece de 4 a 7 de setembro, em Curitiba”, destacou.
Ulysses Varela – Agência Fapeam