Divulgação do conhecimento científico é lembrada no Dia Mundial do Livro
18/04/2011 – No dia 18 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Objeto essencial ao desenvolvimento humano o livro possui uma história de aproximadamente cinco mil anos, com inovações técnicas que permitiram a sua conservação e, principalmente, o acesso à informação, além da facilidade em manuseá-lo e reproduzi-lo.
Nesta data também é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, que foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904, venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
No processo de evolução do livro o pergaminho, feito geralmente da pele de carneiro, deu lugar ao papel no início do século II quando o mesmo surgiu na China a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca. Mas a invenção levou muito tempo até chegar ao Ocidente.
O papel é hoje considerado o principal suporte para divulgação das informações e conhecimento humano. Dados históricos mostram que o papel foi muito difundido entre os árabes e que foram eles os responsáveis pela instalação da primeira fábrica de papel na cidade de Játiva, Espanha, em 1150, após a invasão da Península Ibérica.
O livro no meio de tantas tecnologias, ainda é a principal fonte de informação para alunos, professores e profissionais. Seu conteúdo é variado, podendo falar de curiosidades regionais ou sobre descobertas científicas. Podem ser escritos por meros desconhecidos ou por autores consagrados.
Para a bibliotecária, Tatiane Cruz, o livro é rico em informações e possibilidades. “Sendo hoje o Dia Nacional do Livro Infantil, este momento permite que você mergulhe na imaginação de crianças e adultos. A arte de folhear, ler e tocar um exemplar transmite para quem gosta uma satisfação, pela infinidade de informação, inspiração e criatividade dos autores”, declarou.
Livro Eletrônico
Em fins do século 20 surgiu o livro eletrônico – que utiliza o computador como suporte eletrônico. O livro eletrônico com a mídia vem ganhando espaço e estão disponíveis em vários formatos.
FAPEAM/Biblos
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), no ano de 2010, destinou por meio do Edital 018/2009 investimentos no valor de R$ 245 mil para a publicação de dez obras, das quais oito estão em fase de andamento e duas em fase de implementação dos recursos.
O Edital 016/2010 do Biblos que vai possibilitar a publicação de obras voltadas a pesquisas no Amazonas encerrou as inscrições em março e os resultados das propostas a serem financiadas serão divulgados a partir de junho de 2011.
Sobre o Biblos
O Programa de Apoio a Publicações Científicas consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.
Redação: Anamaria Leventi
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM