Documentário científico retrata conflitos pesqueiros
Os conflitos e as disputas pelos recursos pesqueiros fazem parte da dinâmica das populações, na região amazônica ,que precisam dessa atividade para subsistência. Essa é uma das realidades retratadas no documentário "Sob as águas – acordos de sobrevivência", produzido no âmbito do mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O lançamento do filme vai ocorrer no próximo dia 26, às 19h30, no Espaço Thiago de Mello, da Saraiva Mega Store, no Manauara Shopping.
O documentário é um dos resultados dos projetos de pesquisa “Direito Pesqueiro na Bacia Amazônica” e “Gestão Participativa da pesca na região do Rio Urubu, Boa Vista do Ramos (AM)”, coordenados pelo professor Serguei Aily Franco de Camargo e financiados, respectivamente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
Com cerca de 19 minutos de duração, o documentário trata sobre os acordos de pesca na Região Amazônica. "O objetivo é discutir a importância da pesca para as pessoas que vivem nessas comunidades, conhecer os conflitos e as disputas pelos recursos pesqueiros, além de revelar a história dos acordos como um instrumento rico para a gestão dos recursos naturais", destacou Camargo.
Gravado inteiramente no Amazonas, o vídeo traz a perspectiva dos ribeirinhos e pescadores do município de Boa Vista do Ramos em contraponto aos comerciantes, consumidores e órgãos responsáveis na capital do Estado.
Com direção dos professores Serguei Aily Franco de Camargo e Andréa Borghi Jacinto, “Sob as águas – Acordos de Sobrevivência” já foi pré-lançado com seus principais atores sociais na Casa Familiar Rural do município de Boa Vista do Ramos/AM.
Após o lançamento, na próxima quarta-feira, 26, os interessados poderão solicitar um cópia do documentário na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA), localizada no 5º andar do prédio Samuel Benchimol, à Av. Leonardo Malcher, ou através do e-mail pmda@uea.edu.br.
Produção
Este é o segundo documentário produzido pelo núcleo, cuja criação se deu em 2006, com a finalidade de produzir e difundir material visual sobre temas relacionados ao Direito Ambiental. O primeiro, denominado “O saber que a gente sabe”, aborda a questão do conhecimento tradicional associado ao uso da biodiversidade, passando pela questão dos raizeiros (vendedores de ervas) e pelas perspectivas científica, acadêmica e política sobre o assunto.
Acordos de Pesca
Segundo Camargo, os acordos de pesca foram criados pelos moradores das comunidades ribeirinhas para enfrentar conflitos em torno dos recursos pesqueiros. Inicialmente aceitos entre os moradores das comunidades, tiveram mais tarde sua importância reconhecida pelo Estado, com as portarias regulamentadoras do Ibama e o apoio financeiro à gestão participativa. "Porém, atualmente, os acordos enfrentam várias dificuldades, como o envolvimento dos pescadores comerciais (grandes geleiras) e a fragilidade da fiscalização", disse.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Serguei Aily Franco de Camargo e Andréa Borghi M. Jacinto Edição e Finalização: Eddie Souza Imagens: Antonio Sena, Eddie Souza, Erasmo Assunção, Homero Flávio, Inimar Bitto, Serguei Camargo, Thaísa Lustosa de Camargo Trilha Sonora Original: Léo Cólera Pesquisa: Serguei A. F. de Camargo, Regina G. Pinheiro Cerdeira, Erasmo Whelmes do N. Assunção; Everaldo M. Amoedo; Alzenilson S. de Aquino, Márcio Bentes Lima.
Informações:
Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas – PPGDA.
Prof. Serguei Aily Franco de Camargo
Fone/fax: (92) 3627-2725
E-mail: pmda@uea.edu.br; safc@uea.edu.br
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam
com informações do Mestrado de Direito Ambiental
Fotos 1 e 2: Ricardo Oliveira/Ag. Fapeam