Economia Comportamental foi tema da I Jornada de Economia do Amazonas
Discussões sobre decisões financeiras, preferências sociais, consumo irracional, poupança, escolha intertemporal e economia comportamental foram os temas abordados na I Jornada de Economia. O evento ocorreu no período de 7 a 10 de outubro, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no auditório da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), o evento foi organizado por meio dos cursos de Ciências Econômicas da Ufam e UEA. O evento integrou a 8ª Semana do Curso de Economia da Ufam.
A jornada teve o objetivo de promover o intercâmbio técnico-científico entre a comunidade acadêmica dos cursos de economia com especialistas da área. Participaram cerca de 300 pessoas e 22 palestrantes regionais e locais.
Segundo a coordenadora do evento, Rosana Zau Mafra, professora da Ufam, a maioria das pessoas tem interesse em investimentos, ações, mercado financeiro, mas para justificar esse tema foi aprofundado na literatura e foi descoberta uma nova área do conhecimento que se chama Economia Comportamental considerada uma disciplina relativamente nova no campo das teorias econômicas.
“A Ecomomia Comportamental enxerga uma realidade formada por hábitos, experiências pessoais fortemente influenciadas pela emoção e não a razão, ou seja o ser humano age primeiramente pela emoção e por último pela razão”, contou.
Rosana Mafra destacou que o apoio da Fapeam foi essencial para a realização do evento e que a partir de uma pesquisa de satisfação na universidade identificou-se o tema como uma demanda solicitada pelos próprios alunos. Com o evento, eles trocaram experiências sobre economia comportamental, empreendedorismo, mercado financeiro. “A jornada trouxe uma compreensão melhor sobre a educação financeira, que as pessoas possam se proteger do consumo excessivo, do endividamento elevado, para não se tornarem reféns das dívidas e juros de cartões e bancos ”,relata.
Parev
O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) da Fapeam tem o objetivo de apoiar a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
A segunda chamada do programa recebe propostas até o dia 31 de janeiro, online, via SIGFapeam, de interessados em realizar eventos de CT&I no período de julho a dezembro de 2020.
Acesse aqui o edital do PAREV N° 007/2019
Texto e fotos: Jessie Silva