EDITAL N. 007/2003 – JCA

Download do edital PDF

CHAMADA PARA CADASTRAMENTO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA JOVEM CIENTISTA AMAZÔNIDA

A DIRETORA TÉCNICO-CIENTÍFICA NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias e com base na Resolução N. 012/2003, do Conselho Diretor da FAPEAM, torna público a presente chamada e convoca os interessados a apresentarem propostas para obtenção de financiamento do Programa Jovem Cientista Amazônida.

1 Conceituação

O Programa Jovem Cientista Amazônida destina-se a pesquisadores de Instituições de Pesquisa e Ensino Superior – IPES, organizações governamentais e não-governamentais de comprovada qualificação em pesquisa científica ou tecnológica sediadas no estado do Amazonas. As pesquisas devem representar contribuição significativa para o desenvolvimento sócio-cultural, científico e tecnológico do Estado do Amazonas e envolver, na proposta, estudantes e professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino e de programas de educação indígena.

2 Objetivo Geral

Contribuir para aumentar a competência e a produtividade científica no Estado, voltada prioritariamente para as questões rurais, indígenas e cidades interioranas, visando à melhoria da qualidade de vida das populações do interior do Estado do Amazonas e a inclusão social de estudantes do ensino fundamental (5a. a 8a. séries) e médio de escolas públicas e de educação indígena.

3 Prazo de validade da chamada

De 28 de julho até às 17 horas de 28 de agosto de 2003.

4 Requisitos e condições do Coordenador

4.1 O Coordenador do projeto deve ser brasileiro ou naturalizado; possuir, no mínimo, o título de mestre; ter vínculo com IPES ou organização governamental de comprovada qualificação e experiência em pesquisa científica ou tecnológica sediada no Estado do Amazonas; ter produção científica ou tecnológica relevante nos últimos cinco anos nas áreas relacionadas ao projeto de pesquisa; e estar cadastrado no sistema de Currículos Lattes do CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da FAPEAM;

4.2 Cada Coordenador poderá apresentar somente uma proposta neste Edital;

4.3 Atender às demais exigências da Resolução n. 012/2003, do Conselho Diretor da FAPEAM;

5 Requisitos e condições dos Pesquisadores participantes

5.1 Os demais pesquisadores devem estar vinculados a IPES, organizações governamentais e não-governamentais, com comprovada qualificação em pesquisa científica e tecnológica e estar cadastrados no sistema de Currículos Lattes do CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da FAPEAM.

5.2 Tomar conhecimento e atender às demais exigências contidas na Resolução n. 012/2003, do Conselho Diretor da FAPEAM;

6 Requisitos e condições da proposta para inscrição

Preenchimento e encaminhamento do Formulário de Cadastro da Proposta do Programa Jovem Cientista Amazônida, Formulário do Plano de Trabalho (formulário único), Formulário de Orçamento para o correio eletrônico da FAPEAM e cópia impressa do Currículo Lattes/CNPq do coordenador, e os Termos de Adesão assinados, enviados via correio no sistema Aviso de Recebimento (AR) ou entregue no protocolo geral da FAPEAM até às 12 horas do dia 29 de agosto de 2003.

7 Cronograma

Evento
Datas

Lançamento do Edital

28 de julho de 2003

Vigência do Edital

29 de julho de 2003 até 29 de agosto de 2003

Recebimento das propostas

Até o dia 29 de agosto de 2003

Análise e julgamento

Até a primeira quinzena de outubro de 2003

Divulgação dos resultados no D.O.E. e via internet

A partir da segunda quinzena de outubro de 2003

Período de contratação

A partir da segunda quinzena de outubro de 2003

Contato: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM – Telefone: (92) 642.3629 – Rua Recife, 3.280 – Parque 10 – 69.057-002 – Manaus/AM – https://www.fapeam.am.gov.br – e-mail: ditec@fapeam.am.gov.br.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em Manaus, 28 de julho de 2003.

Profa. Dra. Nídia Noemi Fabré

Diretora-Presidenta, em exercício