Edital para bolsas em produtividade é prorrogado


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou até o dia 19 de junho o prazo para envio de propostas para o edital que concede bolsas de produtividade para pesquisadores doutores que desenvolvam projetos científico-tecnológicos em novas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O investimento é de R$ 19,4 milhões, que serão destinados à consolidação de novas universidades federais e de novos campi em todo o país.  Além das bolsas, haverá um adicional de bancada para pequenos gastos na execução do projeto.

Os interessados devem apresentar projetos científico-tecnológicos com potencial para causar efeitos no desenvolvimento sócio-econômico, cultural e ambiental da região, tendo em vista a programação e os interesses da instituição a qual pertencem. O prazo de execução do projeto é de, no máximo, três anos.

Os proponentes devem ter título de doutor e estar vinculados a instituição de execução do projeto. Além disso, precisam ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e experiência científica ou tecnológica em temas de interesse do projeto. Os pesquisadores não podem ser aposentados nem ter previsão de aposentadoria para os próximos cinco anos.

Caso os proponentes pretendam ingressar por concurso ou transferência para unidade de novo campus ou nova universidade devem indicar este campus ou universidade como a instituição de execução do projeto, mesmo que ainda tenha outro vínculo empregatício no momento. Em caso de seleção, a bolsa será concedida ao docente no momento da posse na nova função

Os projetos devem ser enviados ao CNPq até 19 de junho exclusivamente via internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados será feita em agosto.

Veja aqui o edital.

Fonte: Ascom CNPq/MCT

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *