Educação para reduzir as desigualdades sociais é o tema do XXIII Prêmio Jovem Cientista
Maior premiação científica da América Latina, o Prêmio Jovem Cientista neste ano desafia estudantes do ensino médio, superior e graduados de todo o país a desenvolver pesquisas sobre um tema historicamente preocupante para o Brasil: a educação.
Os jovens da 10ª nação mais desigual do mundo têm a possibilidade de ganhar R$ 150 mil em prêmios, bolsas de estudo e a publicação de seus trabalhos em livro para pesquisar o tema Educação Para Reduzir as Desigualdades Sociais.
As inscrições estão abertas até 30 de novembro pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br
Na categoria Graduado, para pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro de 2006, a premiação é de R$ 20 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro.
Na categoria Estudante do Ensino Superior, para alunos de cursos superiores que tenham até 30 anos de idade em 31 de dezembro de 2006, o vencedor ganha R$ 10 mil, o segundo colocado R$ 8,5 mil e o terceiro R$ 7 mil.
Na categoria Estudante do Ensino Médio, alunos do ensino público, privado e de escolas técnicas com, no máximo, 25 anos de idade completos até 31 de dezembro de 2006 ganham computadores e impressoras.
Os orientadores e as instituições de ensino de cada um dos nove agraciados serão também contemplados com computadores e impressoras.
Além do dinheiro e dos computadores, todos os vencedores em todas as categorias do XXIII Jovem Cientista terão seus trabalhos publicados em livro, para divulgação em centros de pesquisa, universidades e instituições públicas e privadas de todo o país.
O CNPq ainda poderá conceder aos vencedores de todas as categorias bolsas de iniciação científica, iniciação científica júnior, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Instituições de ensino médio e superior também participam, e podem ser premiadas com R$ 30 mil para investir em pesquisa e instalações. A categoria Mérito Institucional, que premia universidades e escolas com o maior número de trabalhos inscritos com mérito científico, em 2006 contemplou uma gaúcha: A Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, foi destaque no Brasil entre instituições de ensino médio.
É concedida ainda uma Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da área do conhecimento relacionada ao tema deste ano.
Os candidatos serão indicados pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq. O pesquisador que receber a Menção Honrosa ganhará, além do reconhecimento da comunidade científica brasileira, uma placa alusiva e R$ 15 mil.
Inscrições
As inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista são individuais e podem ser feitas pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo correio. Todos os trabalhos devem estar acompanhados da ficha de inscrição preenchida e da documentação exigida para cada categoria.
Parceria entre o CNPq, Grupo Gerdau, Eletrobrás e Fundação Roberto Marinho, o Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.
Entregue pelo Presidente da República, o Prêmio é considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A cerimônia de premiação reúne autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.
Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções para problemas encontrados no dia-a-dia. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão Sangue: Fluido da Vida, Qualidade dos Alimentos e Saúde do Homem, Reciclagem de Rejeitos Industriais e Saúde da População e Controle de Endemias.
Em 2006, o tema Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio recebeu 1.751 inscrições de todo o país, 268 na categoria Graduado, 128 na categoria Estudante do Ensino Superior e 1.355 na categoria Estudante do Ensino Médio.
Confira abaixo as linhas de pesquisa do tema desta edição, Educação Para Reduzir as Desigualdades Sociais:
Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisa:
– Mecanismos de inclusão social: tecnologia digital; educação empreendedora; acessibilidade e mobilidade social;
– Popularização da ciência, tecnologia e inovação;
– O papel da educação na superação da violência;
– A educação como instrumento do antidesperdício de energia; energia como fator de segurança; conservação da energia elétrica (produção e consumo) fomentando a criação de empregos.
Para a categoria Estudante do Ensino Médio, deverá ser abordado apenas um dos cinco itens abaixo:
– Educação e desigualdades sociais
Raízes históricas das desigualdades no Brasil
Educação e superação das desigualdades
– Mecanismos de inclusão
Tecnologia digital e educação
Educação à distância
Educação empreendedora
Qualidade do ensino e mobilidade social
– Popularização da ciência, tecnologia e inovação
Divulgação da C&T&I nas escolas
Divulgação da C&T&I na comunidade
– Educação e superação da violência
Educação, violência e pobreza
Violência na escola
– Educação, ambiente e saúde
Educação e ambiente (relação do homem com os recursos naturais, incluindo geração e economia de energia)
Educação e saúde