Em reunião na Fapeam, presidente da Finep fala sobre ações de apoio a instituições do Amazonas
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (30) e contou com a presença do presidente da Fundação, René Levy Aguiar, e do presidente da Finep, Wanderley de Souza
O presidente da Agência Brasileira de Inovação (Finep), Wanderley de Souza, participou, na tarde desta segunda-feira (30), de uma reunião com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, em Manaus. No encontro, foram tratados, entre outros pontos, o balanço de programas e perspectivas para novas cooperações de apoio às instituições do Estado.
O presidente da agência de financiamento enalteceu a parceria, de longa data, entre a Finep e o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, e falou sobre novas propostas de apoio com foco em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
“Nós fizemos um balanço das cooperações que a Finep tem com a Fapeam em programas como o Inovacred e o Tecnova, para ver como estão indo e o que estão precisando. Tratamos também de projetos, novas cooperações, visando o apoio às instituições do Estado do Amazonas”, disse Wanderley.
Para o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, o encontro foi importante para que fossem tratadas questões fundamentais para o avanço das parcerias estabelecidas entre a Fundação e as agências de fomento, sobretudo, para o apoio às iniciativas que o Estado passará a contar com base na nova Matriz Econômica Ambiental do Amazonas.
“Hoje, com a visita do presidente Wanderley, ficou muito claro para a gente que essas colaborações estabelecidas pelo Sistema de Ciência e Tecnologia da União com os Estados têm uma importância estratégica por vários motivos, o primeiro deles é porque alinha os interesses dos Estados à disponibilidade de recursos oriundos das agências de fomento, como é o caso da Finep”, disse Aguiar.
Também participaram da reunião a diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, o diretor administrativo-financeiro, André de Santa Maria Bindá, e o assessor da presidência, Dércio Luiz Reis.
Caminho estratégico
De acordo com o diretor-presidente da Fapeam, a Finep está com editais abertos que possibilitam a participação de várias instituições locais para a obtenção de recursos. As discussões sobre a Nova Matriz Econômica e Ambiental do Amazonas também nortearam a reunião.
“Mostramos ao doutor Wanderley a importância da Finep nesse contexto para que possa, ombreada com a Fapeam e com o Sistema de CT&I do Amazonas, definir áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Ele ficou muito animado com isso e sinalizou a intenção que a Finep tem de apoiar o Estado nas áreas de interesse, respeitando as características locais, as potencialidades da nossa região e os interesses, sobretudo, daquilo que se considera fundamental para o desenvolvimento do Amazonas”, disse René Levy Aguiar.
Francisco Santos / Agência Fapeam
Foto: Francisco Santos / Agência Fapeam