Embrapa Acre realiza curso para utilização do sistema Lidar


09/04/2013 – De 9 a 11 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza a primeira edição do curso “Uso do Lidar como ferramenta para manejo de precisão em florestas tropicais”. O evento será em Manaus (AM), onde serão capacitados técnicos e engenheiros florestais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O curso é uma realização da Embrapa Acre (Rio Branco, AC), tendo como instrutores o pesquisador Marcus Vinício de Oliveira e o analista Daniel Papa.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O sistema Lidar (perfilamento a laser aerotransportado) fornece informações sobre a floresta em alta resolução, em 3D, que podem ser utilizadas nas diversas etapas da atividade de manejo florestal. A tecnologia, trazida dos Estados Unidos, foi testada no Acre, em 2010 e 2011, e os resultados demonstraram que é possível determinar, com muita precisão estrutura, redes de drenagem e topografia de florestas tropicais.
 
“A inovação representa um salto na evolução do detalhamento das informações sobre as florestas úmidas. Com essa ferramenta é possível, inclusive, monitorar o estoque de carbono”, afirma o pesquisador da Embrapa Acre, Marcus Vinício de Oliveira, que conduz as pesquisas no Brasil.

Os testes foram realizados na Floresta Estadual do Antimary, principal projeto de manejo do Estado do Acre, em Sena Madureira. 

Os estudos contam com a parceria da NASA, Serviço Florestal Americano e Governo do Acre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.

No Amazonas, também foi realizada uma experiência com o Lidar, em 2011, na Reserva Ducke, em Manaus. Foi escaneada uma área de mil hectares e essa experiência também será abordada na capacitação. Os participantes vão conhecer ainda programas desenvolvidos pelo Serviço Florestal Americano e softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Fonte: Embrapa

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *